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Título: Comunicação interna e design de serviço : um diálogo entre inovação e fortalecimento da cultura organizacional
Autor(es): Moraes, Pedro Paulo Costa de
Orientador(es): Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Assunto: Comunicação interna
Design de serviços
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Inovação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 7-Dez-2022
Referência: MORAES, Pedro Paulo Costa de. Comunicação interna e design de serviço: um diálogo entre inovação e fortalecimento da cultura organizacional. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um artigo teórico que busca explorar e apontar possíveis aproximações entre a Comunicação Interna e o Design de Serviço e assim demonstrar como esses campos podem contribuir para o processo de inovação das organizações e o fortalecimento da cultura organizacional. Visto o contexto atual da era digital, que proporciona uma sociedade hiperconectada e informatizada, com a predominância do setor de serviços, as organizações são obrigadas a terem um olhar estratégico quanto aos seus processos e atos de comunicação, sejam eles internos ou externos, assim, não se pode mais considerar a Comunicação Organizacional como um mero instrumento. Essa visão foi muito utilizada nas organizações entre as décadas de 1980 e 1990 devido às correntes teóricas daquele período, porém, vivemos novos tempos. De um ponto de vista metodológico fundamentado na análise bibliográfica em que foram usadas referências teóricas de autoras e autores como, Margarida Kunsch, Cleusa Scroferneker, Marlene Marchiori, João Curvello, Marc Stickdorn, Adam Hormess, Markus Hormess, Jakob Schneider, entre outros, propomos a seguinte estrutura de trabalho: primeiramente serão abordados os conceitos da Comunicação Organizacional, Comunicação Interna e o contexto atual que esses conceitos estão inseridos. Na seção seguinte são abordados os conceitos do Design de Serviços e a visão humanizada que eles apresentam. Na última seção é realizada a discussão sobre os temas abordados, em que se busca compreender como o Design de Serviço pode trazer contribuições para a Comunicação Interna e para as organizações, visto que o conceito de Design de Serviço não se limita apenas aos clientes externos, mas sim a todos os entes participantes da cadeia produtiva do serviço. Portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar, com base nas referências teóricas abordadas, a possibilidade de explorar os campos da Comunicação Interna e o Design de Serviço e assim estabelecer um diálogo entre a inovação e o fortalecimento da cultura organizacional.
Abstract: The proposal in this work is development of a theoretical article that search to explore and to point out possible approaches between Internal Communication and Service Design to demonstrate how these fields can contribute to the process of innovation in organizations and the strengthening of organizational culture. The current context of the digital age that offers a hyperconnected and computerized society, with a predominance of the service sector, organizations are required to have a strategic look at their processes and communication acts, whether internal or external, therefore, it isn’t able to consider organizational communication as a mere instrument, a view that was widely used in associations between the 1980s and 1990s due to the theoretical currents of that period. From a methodological point of view, based on bibliographical analysis, theoretical references from authors such as Margarida Kunsch, Cleusa Scroferneker, Marlene Marchiori, João Curvello, Marc Stickdorn, Adam Hormess, Markus Hormess, Jakob Schneider, among others, we propose the following work structure: first, the concepts of Organizational Communication, Internal Communication and the current context in which these concepts are inserted. In the next section, the concepts of Service Design and the humanized vision they present are discussed. The last section discusses the topics covered, seeking to understand how Service Design can bring contributions to internal communication and to organizations, since the concept of Service Design is not limited to external customers only, but to all entities participating in the service's production chain. Therefore, this work aims to analyze, based on the theoretical references discussed, the possibility of exploring the fields of Internal Communication and Service Design and then to establish a dialogue between innovation and the strengthening of organizational culture.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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