Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BeatrizPoddisBusquimSilva_tcc.pdf594,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do uso de precauções padrão pela equipe de enfermagem obstétrica frente à pandemia da covid-19
Autor(es): Silva, Beatriz Poddis Busquim e
Orientador(es): Boeckmann, Lara Mabelle Milfont
Assunto: Enfermagem obstétrica
Protocolos clínicos
Gravidez
Pandemia
Data de apresentação: 8-Nov-2021
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: SILVA, Beatriz Poddis Busquim e. Avaliação do uso de precauções padrão pela equipe de enfermagem obstétrica frente à pandemia da covid-19. 2021. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: avaliar o uso de precauções padrão pela equipe de enfermagem obstétrica frente à pandemia da COVID-19. Método: estudo transversal e descritivo. Aplicou-se um instrumento adaptado e validado transculturalmente para o Brasil intitulado “Questionário para conhecimento e adesão às precauções padrão”. A coleta de dados desenvolveu-se nos meses de fevereiro a maio de 2021. Participaram da pesquisa 57 profissionais de enfermagem que atuam no centro obstétrico entre enfermeiros e técnicos. Resultados: Em geral, tanto os enfermeiros quanto os técnicos de enfermagem demonstraram um nível de adesão elevado aos itens da escala obtendo uma avaliação satisfatória na maioria dos itens, com escores percentuais elevados para os itens 5 e 4, muito frequentemente e frequentemente respectivamente. Em contrapartida, esperava-se uma maior adesão em virtude da pandemia. Destaca-se que a deficiência na realização de treinamentos e orientações acerca do uso de precauções padrão na pandemia possa ter influenciado nos resultados. Conclusão: Os achados deste estudo contribuem para compreender as práticas dos profissionais de enfermagem frente à pandemia da COVID19 e elucidar aspectos importantes do cuidado de enfermagem na assistência obstétrica. O diagnóstico situacional poderá influenciar no raciocínio clínico e impactar na tomada de decisão no que se refere ao planejamento em saúde na gestão do serviço em questão, bem como, na prática clínica da equipe de enfermagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.