Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SofiaVasconcelosMartins_tcc.pdf191,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da implementação do programa de dispensação de fórmulas infantis especiais no município de Afogados da Ingazeira, sertão pernambucano
Autor(es): Martins, Sofia Vasconcelos
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Belini
Assunto: Leite - alergia
Fórmulas infantis
Políticas públicas - saúde
Judicialização da saúde
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: MARTINS, Sofia Vasconcelos. Avaliação da implementação do programa de dispensação de fórmulas infantis especiais no município de Afogados da Ingazeira, sertão pernambucano. 2021. 14 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: avaliar a implementação do programa de dispensação de fórmulas infantis especiais na cidade de Afogados da Ingazeira - PE em relação à assistência a crianças com alergia às proteínas do leite de vaca. Métodos: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no Município de Afogados da Ingazeira - Pernambuco. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada e revisão de documentos institucionais. Resultados: O programa intitulado “Dispensação de Fórmulas Lácteas para Intolerantes e com Sensibilidades”, de nível municipal, teve início no ano de 2014 motivado por uma demanda reprimida aliada a uma dificuldade no acesso ao insumo. A participação no programa obedece a condicionalidades. O diagnóstico de APLV realizado no Município e aceito pelo o programa é feito pelo pediatra com base nos sinais e sintomas. As crianças atendidas pelo programa são acompanhadas por pediatra, nutricionista e assistente social. O programa dispensa três tipos de fórmula recomendadas para crianças com APLV. A nutricionista é responsável pela gestão do programa e acompanhamento nutricional das crianças assistidas. Conclusão: A implementação do programa de dispensação de fórmulas infantis especiais se mostrou vantajoso frente a alternativa da judicialização e o papel do nutricionista dentro do programa se mostrou de grande pertinência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.