Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NathaliaFrancaFreire_tcc.pdf201,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da presença de neofobia alimentar em crianças brasileiras com o transtorno do espectro autista entre 4 e 11 anos
Autor(es): Freire, Nathália França
Orientador(es): Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Autismo em crianças
Neofobia
Alimentos - recusa
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: FREIRE, Nathália França. Avaliação da presença de neofobia alimentar em crianças brasileiras com o transtorno do espectro autista entre 4 e 11 anos. 2021. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: INTRODUÇÃO: A neofobia alimentar caracteriza-se pela recusa a novos alimentos, associado ao medo e ansiedade para provar o que se é ofertado (VILLA et al., 2015). Crianças com o Transtorno do Espectro Autista podem apresentar comportamentos restritivos/repetitivos, hipo/hiper reatividade a diversos estímulos (American Psychiatric Association, 2014) e sensibilidade dos sentidos, olfativa e gustativa, sendo necessária a oferta constante. Uma criança neofóbica tende a apresentar uma alimentação monótona, sendo propensa a ser rica em carboidratos e com baixa densidade nutricional, ocasionando em carências nutricionais e/ou dificuldade em atingir necessidades calóricas, podendo influenciar no crescimento e desenvolvimento (ROCHA et al., 2019; SILVA et al., 2021). OBJETIVO: Avaliar a presença de neofobia alimentar em crianças com TEA entre 4 a 11 anos no Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de corte transversal, aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, com o parecer n° 4.407.816. Os dados foram obtidos através do instrumento online autoaplicável Instrument to identify food neophobia in Brazilian children by their caregivers (DE ALMEIDA et al.,2020), contendo 25 questões divididas em três domínios. Sendo o alvo, responsáveis de crianças brasileiras com idade entre 4 e 11 anos, após a aceitação e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, conforme resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As respostas contam com 561 participantes, sendo a maioria mulheres e mães, que residem em área urbana. O percentual de crianças do sexo masculino foi de 80% sendo a minoria feminino, que corresponde aos dados de LIMA et al. (2019), que apresenta uma maior incidência de autismo em meninos comparando com meninas. Quanto a percepção das cuidadoras, o comportamento neofóbico foi predominante nos três domínios, exemplo disso mostra-se quando questionado se “Meu(minha) filho(a) está disposto(a) a provar alimentos que nunca comeu antes” que obteve 31% de “discordo totalmente” e 32% “discordo”. Repetindo-se em outras situações como “Você acha que ele/ela provaria uma fruta se ele/ela não souber o que é?” e “ Em casa, você acha que ele/ela provaria uma hortaliça nova?”. As singularidades das crianças neuroatípicas devem ser respeitadas e os familiares devem proporcionar momentos agradáveis, experimentando momentos lúdicos, favorecendo hábitos alimentares saudáveis (DE PAIVA, GONÇALVES, 2020). CONCLUSÃO: Verificou-se um percentual elevado de neofobia alimentar, sendo destaque a rejeição das hortaliças em relação às frutas. São diversos os fatores que podem influenciar o comportamento neofóbico, entre eles estão a neofobia alimentar dos pais, ambiente familiar no momento das refeições.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.