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dc.contributor.advisorMelo, Thiago Sebastiano de-
dc.contributor.authorSantos, Vitória Paulina da Silva-
dc.identifier.citationSANTOS, Vitória Paulina da Silva. A mulher no afroturismo e a representação da pequena África – RJ. 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO encobrimento de conexões em representações dos negros, no turismo, é em sua relação com o racismo cotidiano, nega o espaço histórico e presença afro-brasileira. Isso direciona esta pesquisa exploratória. Através de levantamento bibliográfico, apresenta-se aspectos do turismo étnico-afro, como se compõe este turismo, e a importância desta composição para a formação da população negra e a cultura brasileira como a conhecemos. Compreendendo que a mulher negra é um pilar na construção da formação da cultura brasileira, e na construção de iniciativas de afro-brasileiros no mercado de trabalho, é a mulher negra um ascendente para mobilidade ao turismo étnico-afro, que em nada exótico, mas é pertencente a representação da diáspora africana e há momentos históricos do Brasil. Assim como, há lugares que são instrumentos deste turismo, que expõe a existência de luta, dor e sangue, mas também são presenças de dança, de arte, de história, de algo que caracteriza o país, não sendo de reconhecimento da população que grandes atos do nosso cotidiano, de importantes locais que frequentamos são advindos da ascendência negra, como o samba, os morros espalhados pelo Brasil, grandes produtos consumidos pelos brasileiros, independentemente de sua hierarquia social. Se em uma perspectiva temos uma herança africana, por outro lado, há a frequência do “grosso modo” em que tudo que seja reconhecido como vindo do negro, seja algo que se deva esquecer, doloroso, não importante para o uso do capitalismo. Como disfarce, surge os diálogos com intervenções que vão ao contrário do que se procura ofertar o turismo étnico-afro, como promessas que reatem a aspectos históricos, surge na ideia de criação de um projeto nomeado como “Maravilha”, a aspiração querer preservar a história para população, quando busca-se mascarar a história do lugar, com algo bonito que fuga da realidade, para os ricos e estrangeiros contemplarem, não a massiva população brasileira. Considero está pesquisa, próximo a nossa realidade atual, como o racismo estão presentes na estrutura da sociedade, e em como se reflete atualmente na estrutura do espaço e na reflexão das experiências, e na construção da consciência racial, de existir.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordTurismo étnicopt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.titleA mulher no afroturismo e a representação da pequena África – RJpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T14:11:21Z-
dc.date.available2022-12-06T14:11:21Z-
dc.date.submitted2022-10-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32810-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The cover-up of connections in representations of blacks, in tourism, is in its relationship with daily racism, denying the historical space and Afro-Brazilian presence, they directs this exploratory research. Through a bibliographic survey, aspects of Afro-ethnic tourism are presented, how this tourism is composed, and the importance of this composition for the formation of the black population and Brazilian culture as we know it. Understanding that the black woman is a pillar in the construction of the formation of Brazilian culture, and in the construction of Afro-Brazilian initiatives in the labor market, the black woman is an ascendant for mobility to the ethnic-Afro tourism, which is not exotic, but it belongs to the representation of the African diaspora and there are historical moments in Brazil. As well, there are places that are instruments of this tourism, which expose the existence of struggle, pain and blood, but they are also the presence of dance, art, history, of something that characterizes the country, not being recognized by the population that great acts of our daily lives, in important places we frequent, come from black ancestry, such as samba, the hills spread across Brazil, great products consumed by Brazilians, regardless of their social hierarchy. If in one perspective we have an African heritage, on the other hand, there is a frequency of “roughly speaking” in which everything that is recognized as coming from the black is something that should be forgotten, painful, unimportant for the use of capitalism. As a disguise, dialogues with interventions appear that go contrary to what is sought to be offered by Afro-ethnic tourism, as promises that return to historical aspects, arises in the idea of creating a project named “Marvel”, the aspiration to preserve the history for the population, when one seeks to mask the history of the place, with something beautiful that escapes reality, for the rich and foreigners to contemplate, not the massive Brazilian population. I consider this research, close to our current reality, how racism is present in the structure of society, and how it is currently reflected in the structure of space and in the reflection of experiences, and in the construction of racial consciousness, of existing.pt_BR
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