Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Melo, Thiago Sebastiano de | - |
dc.contributor.author | Santos, Vitória Paulina da Silva | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vitória Paulina da Silva. A mulher no afroturismo e a representação da pequena África – RJ. 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O encobrimento de conexões em representações dos negros, no turismo, é em sua relação com
o racismo cotidiano, nega o espaço histórico e presença afro-brasileira. Isso direciona esta
pesquisa exploratória. Através de levantamento bibliográfico, apresenta-se aspectos do turismo
étnico-afro, como se compõe este turismo, e a importância desta composição para a formação
da população negra e a cultura brasileira como a conhecemos. Compreendendo que a mulher
negra é um pilar na construção da formação da cultura brasileira, e na construção de iniciativas
de afro-brasileiros no mercado de trabalho, é a mulher negra um ascendente para mobilidade
ao turismo étnico-afro, que em nada exótico, mas é pertencente a representação da diáspora
africana e há momentos históricos do Brasil. Assim como, há lugares que são instrumentos
deste turismo, que expõe a existência de luta, dor e sangue, mas também são presenças de dança,
de arte, de história, de algo que caracteriza o país, não sendo de reconhecimento da população
que grandes atos do nosso cotidiano, de importantes locais que frequentamos são advindos da
ascendência negra, como o samba, os morros espalhados pelo Brasil, grandes produtos
consumidos pelos brasileiros, independentemente de sua hierarquia social. Se em uma
perspectiva temos uma herança africana, por outro lado, há a frequência do “grosso modo” em
que tudo que seja reconhecido como vindo do negro, seja algo que se deva esquecer, doloroso,
não importante para o uso do capitalismo. Como disfarce, surge os diálogos com intervenções
que vão ao contrário do que se procura ofertar o turismo étnico-afro, como promessas que
reatem a aspectos históricos, surge na ideia de criação de um projeto nomeado como
“Maravilha”, a aspiração querer preservar a história para população, quando busca-se mascarar
a história do lugar, com algo bonito que fuga da realidade, para os ricos e estrangeiros
contemplarem, não a massiva população brasileira. Considero está pesquisa, próximo a nossa
realidade atual, como o racismo estão presentes na estrutura da sociedade, e em como se reflete
atualmente na estrutura do espaço e na reflexão das experiências, e na construção da consciência
racial, de existir. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo étnico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.title | A mulher no afroturismo e a representação da pequena África – RJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T14:11:21Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T14:11:21Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32810 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The cover-up of connections in representations of blacks, in tourism, is in its relationship with
daily racism, denying the historical space and Afro-Brazilian presence, they directs this
exploratory research. Through a bibliographic survey, aspects of Afro-ethnic tourism are
presented, how this tourism is composed, and the importance of this composition for the
formation of the black population and Brazilian culture as we know it. Understanding that the
black woman is a pillar in the construction of the formation of Brazilian culture, and in the
construction of Afro-Brazilian initiatives in the labor market, the black woman is an ascendant
for mobility to the ethnic-Afro tourism, which is not exotic, but it belongs to the representation
of the African diaspora and there are historical moments in Brazil. As well, there are places that
are instruments of this tourism, which expose the existence of struggle, pain and blood, but they
are also the presence of dance, art, history, of something that characterizes the country, not
being recognized by the population that great acts of our daily lives, in important places we
frequent, come from black ancestry, such as samba, the hills spread across Brazil, great products
consumed by Brazilians, regardless of their social hierarchy. If in one perspective we have an
African heritage, on the other hand, there is a frequency of “roughly speaking” in which
everything that is recognized as coming from the black is something that should be forgotten,
painful, unimportant for the use of capitalism. As a disguise, dialogues with interventions
appear that go contrary to what is sought to be offered by Afro-ethnic tourism, as promises that
return to historical aspects, arises in the idea of creating a project named “Marvel”, the
aspiration to preserve the history for the population, when one seeks to mask the history of the
place, with something beautiful that escapes reality, for the rich and foreigners to contemplate,
not the massive Brazilian population. I consider this research, close to our current reality, how
racism is present in the structure of society, and how it is currently reflected in the structure of
space and in the reflection of experiences, and in the construction of racial consciousness, of
existing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
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