Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EmillyRamosBehnke_tcc.pdf6,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Publicidade no Instagram : a experiência do usuário e o consumo algorítmico
Autor(es): Behnke, Emilly Ramos
Orientador(es): Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
Assunto: Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Marketing digital
Publicidade digital
Consumo (Publicidade)
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: BEHNKE, Emilly Ramos. Publicidade no Instagram: a experiência do usuário e o consumo algorítmico. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A era digital trouxe novas perspectivas e ampliou possibilidades para o ser humano em suas relações sociais e de consumo. Essas duas áreas se embaralham nos ambientes das plataformas de redes sociais que têm avançado para abrir espaços para vendas em suas interfaces gráficas. Com base neste contexto, este trabalho buscou analisar, por meio de uma pesquisa exploratória, como a publicidade no aplicativo Instagram e o estímulo ao consumo são percebidos pelos usuários, bem como procurou tratar da eficácia dos algoritmos da plataforma na sugestão de publicações, anúncios e conteúdos patrocinados de acordo com as preferências de cada pessoa. Os resultados indicaram que cerca de metade dos 202 participantes da pesquisa considera os anúncios adequados com seus interesses e é a favor da personalização dos conteúdos proporcionada por meio dos algoritmos. A maioria dos respondentes (91,58%) também afirmou já ter pesquisado produtos ou marcas depois de ver um anúncio no Instagram. Apesar disso, 55% dos respondentes também afirmaram discordar em alguma medida com a quantidade de anúncios exibidos no aplicativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.