Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoPedroDeAraujoBaccile_tcc.pdf249,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte de fazer música para os olhos : uma reflexão sobre a consolidação do álbum visual como produto na indústria fonográfica
Autor(es): Baccile, João Pedro de Araújo
Orientador(es): Valente, Suelen Brandes Marques
Assunto: Streaming musical
Cultura digital
Videoclipe musical
Televisão
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: BACCILE, João Pedro de Araújo. A arte de fazer música para os olhos: uma reflexão sobre a consolidação do álbum visual como produto na indústria fonográfica. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender a consolidação do álbum visual como produto da indústria fonográfica, pertencente à cultura digital. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada através de revisão bibliográfica acerca da indústria fonográfica e suas articulações com o audiovisual. Propor uma investigação sobre o advento e a consolidação do álbum visual significa, em última instância, reconstituir a história do audiovisual no período contemporâneo, retomando o princípio do cinema e o surgimento do filme musical, observando a consolidação do videoclipe e sua articulação com as indústrias fonográfica e televisiva, compreendendo como as práticas de consumo de música são reconfiguradas pela internet e pela cultura digital. Por fim, a pesquisa identificou dinâmicas e processos, tais como a migração do videoclipe da televisão para a internet, a liberdade criativa conferida pelo digital, o advento das plataformas de streaming e a exploração da performance da persona midiática dos artistas, que revelaram os caminhos para a consolidação do álbum visual na indústria fonográfica.
Abstract: The article's goal is to understand how the visual album became a product of the musical industry, as a result of the digital culture. To try and research about the beginning and setting of the visual album means to retrieve the history of the audio-visual on the contemporary period, starting at the rising of the cinema and the musicals, moving to the setting of the music videos and its relation with the music and television industries, understanding how music consumption is transformed by the internet and the digital culture. The 90's was a turning point to music history, in which a crisis on selling CDs was caused because of the internet and the popularity of P2P sites. In the next decade, streaming services such as YouTube, Spotify and Apple Music started a new phase of the music industry, allowing the appearance of new formats such as the visual album.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.