Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EduardaRafaelaFernandesCosta_tcc.pdf962,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O telemonitoramento de pacientes acompanhados no Projeto de Extensão Cuidar de PC
Autor(es): Costa, Eduarda Rafaela Fernandes
Orientador(es): Lobo, Ana Rita Costa de Souza
Assunto: Terapia ocupacional
Paralisia cerebral nas crianças
Crianças e adolescentes
Cuidados de saúde
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: COSTA, Eduarda Rafaela Fernandes. O telemonitoramento de pacientes acompanhados no Projeto de Extensão Cuidar de PC. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento e do movimento associados a distúrbios não progressivos que ocorreram no cérebro em desenvolvimento e possui diversas manifestações clínicas. O Projeto de Pesquisa e Extensão Cuidar de PC, formado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e alunas de graduação destas áreas, se destina a acompanhar e orientar crianças e adolescentes com PC, no entanto, com a pandemia do COVID-19 e o distanciamento social associado ao vírus uma das estratégias adotadas foi o telemonitoramento, nova modalidade de atendimento regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO na resolução no 516 de março de 2020. Objetivo: verificar a eficácia do telemonitoramento na percepção dos responsáveis ou cuidadoresde crianças e adolescentes com paralisia cerebral assistidos pelo projeto. Método: O estudo constitui-se em uma pesquisa de caráter misto com levantamento de prontuários e análise de conteúdo a partir das respostas de um questionário sobre a experiência da família quanto ao telemonitoramento. Resultados: Dados apontaram que os pais receberam e conseguiram seguir orientações domiciliares de maneira eficaz. Conclusão: O telemonitoramento foi eficaz na opinião das famílias dos pacientes atendidos, entretanto é preciso aprimorar essa estratégia e para isso são necessários mais estudos.
Abstract: Introduction: Cerebral Palsy (CP) is a group of permanent developmental and movement disorders associated with non-progressive disorders that develop during development and has several clinical manifestations. The Caring for PC Research and Extension Project, formed by physical therapists, occupational therapists and students of adolescents in this area, is intended to monitor and guide children and the COVID-19 pandemic and the social distance associated with the PC virus a perception of the elaborated regulations, new modality of care by the Federal Council of Physiotherapy and Resolution no 516 of March 2020. cerebral assisted by the project. Method: The study in a research of mixed character with survey of pronouns and analysis of survey from the answers of a study study on the experience of the family regarding the telemonitor. Results: Parents identified and identified guidelines that follow the effectiveness residencies. Conclusion: Telemonitoring was effective in the opinion of patient studies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.