Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarinaRodriguesDeAraujo_tcc.pdf11,5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorAraújo, Marina Rodrigues de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marina Rodrigues de. Elvira, a rainha das trevas: a marca feminina no entretenimento de horror. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEstudo feito pelo Instituto Gênero e Mídia (2015) mostra que quase a metade do público consumidor de horror é formada por mulheres. Apesar disso, a representatividade feminina nesse gênero de filmes ainda é pequena. Partindo dessa ótica, procedemos a análise das estratégias de branding de uma das marcas mais populares do horror: Elvira, a Rainha das Trevas. As perguntas de pesquisa são: i) quais as estratégias de branding foram usadas para o sucesso da marca Elvira no entretenimento do gênero horror nas décadas de 1980 e 1990? ii) quais as percepções do público feminino jovem que consome a marca Elvira no Brasil nos dias atuais? O objetivo do trabalho é compreender como a marca Elvira obteve sucesso nos anos 1980 e 1990 e o impacto dela no público feminino consumidor de horror. A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica com autores de comunicação organizacional, marketing, branding e brand equity. Inclui ainda a análise de narrativa de um dos principais produtos da marca, a obra cinematográfica Elvira, a Rainha das Trevas (1988). Além disso, foi feito um questionário online entre mulheres jovens, entre 20 e 40 anos e consumidoras de terror para avaliar o impacto da marca Elvira entre as brasileiras. Os resultados mostram que a marca foi construída nos Estados Unidos, usando estratégias de branding para identificar a personagem como sexy, assustadora e engraçada. No Brasil o consumo ocorreu sobretudo por jovens de 20 anos e de classe baixa. A maioria não consome os produtos associados à marca. No entanto, a popularidade e o impacto do filme Elvira no público feminino do Brasil é grande, e constata-se a representatividade feminina da personagem no entretenimento de horror.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordCinema - terrorpt_BR
dc.subject.keywordBranding (Marketing)pt_BR
dc.subject.keywordBrand equity (Marketing)pt_BR
dc.subject.keywordPersonagens no cinemapt_BR
dc.titleElvira, a rainha das trevas : a marca feminina no entretenimento de horrorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T11:31:07Z-
dc.date.available2022-12-06T11:31:07Z-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32800-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1A study made by the Gender and Media Institute (2015) shows that almost half of the horror consuming public is made up of women. Despite this, female representation in this genre of films is still small. From this perspective, we proceeded to analyze the branding gangs of one of the most popular horror brands: Elvira, Mistress of the Dark. The research questions are: i) what branding strategies were used for the success of the Elvira brand in horror entertainment in the 1980s and 1990s? ii) what are the perceptions of the young female public that consumes the Elvira brand in Brazil today? The objective of the work is to understand how the Elvira brand was successful in the 1980s and 1990s and its impact on the female audience that consumes horror. The methodology consists of bibliographic research with authors of organization, communication, marketing, branding and brand equity. It also includes the narrative analysis of one of the main products of the brand, a cinematographic work Elvira, Mistress of the Dark (1988). In addition, an online questionnaire was made among young women, between 20 and 40 years old and consumers of terror to assess the impact of the Elvira brand among Brazilian women. The results show that a brand was built in the United States, using brand strategies to identify a character as scary, funny and sexy. In Brazil, the consumption occurred mainly by young people of 20 years and of low class. Most do not consume the products associated with the brand. However, the popularity and impact of the film Elvira on the female audience in Brazil is great, and there is a female representation of the character in horror entertainment.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.