Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DeboraHarumiRodriguesSanbuichi_tcc.pdf369,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Bahia de Jorge Amado : do universo literário ao turismo baiano. uma reflexão sobre turismo e literatura
Autor(es): Sanbuichi, Débora Harumi Rodrigues
Orientador(es): Melo, Thiago Sebastiano de
Assunto: Turismo literário
Amado, Jorge, 1912-2001
Literatura brasileira
Turismo
Data de apresentação: 14-Mai-2022
Data de publicação: 5-Dez-2022
Referência: SANBUICHI, Débora Harumi Rodrigues. A Bahia de Jorge Amado : do universo literário ao turismo baiano. uma reflexão sobre turismo e literatura. 2022. 74 f. .Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo analisou como se pode relacionar o universo literário de Jorge Amado ao turismo baiano tendo como aporte a área de pesquisa em turismo e literatura. Para tanto foram utilizados na investigação autores que pesquisam essa área de estudos, além da leitura da obra “Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios” de Jorge Amado (1945) e da tese “A Bahia de Jorge Amado” (2008), de Jacques Salah e a realização de duas entrevistas em profundidade com a coordenadora de comunicação e do acervo da Casa do Rio Vermelho e a diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado. O objetivo foi promover uma reflexão sobre turismo e literatura a partir do universo literário de Jorge Amado, a fim de enriquecer a discussão acerca do turismo literário e suas potencialidades dentro da temática do turismo e da literatura.
Abstract: This study analyzed how the literary universe of Jorge Amado can be related to the tourism in Bahia, having as input the area of research in tourism and literature. For this purpose, authors who research this area of studies were used in the investigation, in addition to reading the work “Bahia de Todos os Santos: Guia de Rua e Mistérios” by Jorge Amado, 1945, and the thesis “A Bahia de Jorge Amado”, 2008, by Jacques Salah, and the analysis of two in-depth interviews with the coordinator of communication and the collection of Casa do Rio Vermelho and the executive director of Fundação Casa de Jorge Amado. The objective was to promote a reflection on tourism and literature from the literary universe of Jorge Amado, in order to enrich the discussion about literary tourism and its potential within the theme of tourism and literature.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.