Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SusanSoaresLuz_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção do imaginário turístico em Tutóia/Ma : uma análise das ações promocionais desenvolvidas para o fomento do turismo no município
Autor(es): Luz, Susan Soares
Orientador(es): Sonaglio, Kerlei Eniele
Assunto: Turismo - marketing
Turismo de lazer
Maranhão (MA)
Trade turístico
Data de apresentação: 1-Nov-2021
Data de publicação: 5-Dez-2022
Referência: LUZ, Susan Soares. Turismo, agroecologia e nanotecnologia : um caminho para uma nova forma de se alimentar. 2021. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O município de Tutóia/MA possui potencialidades para o turismo, mas a sua promoção está em fase de difusão. O território de Tutóia possui diversidade natural, com dunas, mar, mangue e lagoas naturais, gastronomia rica, e uma cultura festiva, ou seja, há produtos a serem ofertados. O objetivo geral deste estudo foi analisar as ações promocionais desenvolvidas pelo trade turístico, para fomentar a imagem do turismo no município de Tutóia/MA. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em pesquisa de campo e bibliográfica. Tutóia/MA se localiza no delta do rio Parnaíba, região também conhecida como Delta das Américas. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por três grupos, sendo o primeiro formado por agentes públicos e empreendedores do turismo local (oito participantes); o segundo, formado por turistas e nativos (nove participantes); e o terceiro, formado pelos sítios eletrônicos que divulgam a cidade nas redes sociais. Os dois primeiros grupos participaram de entrevista semiestruturada, em janeiro de 2020. Os sítios eletrônicos foram acessados de julho a agosto de 2021. As respostas foram degravadas e sobre elas foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo, com o estabelecimento de cinco categorias, conforme os objetivos específicos: Motivação para conhecer Tutóia/MA e imagem do destino turístico; Atrativos mais promovidos e estratégias de promoção; Perfil do turista e relação com a comunidade tutoiense; Políticas públicas de incentivo ao turismo e parcerias realizadas pelo trade turístico; e Desafios para o desenvolvimento turístico de Tutóia/MA. O destino tem muitos atrativos que motivam o turista, mas a imagem divulgada não contempla todos, valorizando somente o estereótipo sol e praia, o que limita o perfil do turista. As políticas de incentivo ao turismo são incipientes e as parcerias são fracas, levando o trade a ter enormes desafios a serem superados, exigindo mais colaboração e mudança de postura de seus integrantes.
Abstract: The municipality of Tutóia/MA has potential for tourism, but its promotion is in the diffusion phase. The territory of Tutóia has natural diversity, with dunes, sea, mangroves and natural lakes, rich gastronomy, and a festive culture, that is, there are products to be offered. The general objective of this study was to analyze the promotional actions developed by the tourist trade to promote the image of tourism in the city of Tutóia/MA. It’s a qualitative and exploratory research, based on field and bibliographic research. Tutóia/MA is located in the delta of the Parnaíba river, a region also known as the Delta of the Americas. The research subjects were made up of three groups, the first being formed by public agents and local tourism entrepreneurs (eight participants); the second, formed by tourists and natives (nine participants); and the third, formed by electronic sites that publicize the city on social networks. The first two groups participated in a semi-structured interview in January 2020. The websites were accessed from July to August 2021. The answers were recorded and the Content Analysis technique was applied to them, with the establishment of five categories, according to the specific objectives: Motivation to get to know Tutóia/MA and image of the tourist destination; Most promoted attractions and promotion strategies; Tourist profile and relationship with the Tutoian community; Public policies to encourage tourism and partnerships carried out by the tourist trade; and Challenges for the tourist development of Tutóia/MA. The destination has many attractions that motivate tourists, but the image disclosed does not include all, valuing only the sun and beach stereotype, which limits the tourist profile. Tourism incentive policies are incipient and partnerships are weak, leading the trade to have enormous challenges to be overcome, requiring more collaboration and a change in attitude from its members.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.