Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MaísaDosPassosAlmeida_tcc.pdf1,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino remoto emergencial e as disciplinas experimentais : visões de estudantes de química
Autor(es): Almeida, Maísa dos Passos
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Química - estudo e ensino (Superior)
Ensino remoto
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 11-Nov-2021
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: ALMEIDA, Maísa dos Passos. Ensino remoto emergencial e as disciplinas experimentais: visões de estudantes de química. 2021. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Estamos nos reinventando para nos adaptar às restrições que a Covid-19 nos estabeleceu. Na área de educação, fomos apresentados ao Ensino Remoto (ER) ou Ensino Remoto Emergencial- ERE, para evitarmos a disseminação do Coronavírus. Em nossas aulas na universidade, estamos fazendo o uso de recursos tecnológicos, sendo eles: computadores, celulares, tablets, internet, sites, aplicações virtuais, vídeo chamadas, etc. Sabemos que o ER é uma solução temporária e estratégica para evitarmos paralisar as atividades de ensino, até mesmo as disciplinas experimentais. No entanto, dúvidas e questionamentos surgiram sobre as estratégias e dinâmicas utilizadas no ER no que se refere às disciplinas experimentais remotas ofertadas pelo IQ/UnB e à aprendizagem dos estudantes. Por esta razão, desenvolvemos essa pesquisa buscando compreender as visões dos estudantes com relação às suas vivências nestas disciplinas, nos semestres 2020/1 e 2020/2, e o impacto das dinâmicas desenvolvidas para sua aprendizagem, pois consideramos ser relevante conhecermos para que possamos refletir. Segundo os estudantes, dois aspectos impactaram seu aprendizado: o uso dos recursos, principalmente os vídeos, e as interações estabelecidas com o professor, assim, houve uma maior preferência pelo ensino presencial devido à possibilidade do contato prático e contato mais direto com o professor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.