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Título: Teoria do Nudge e sua aplicação na orientação para o autocuidado de pacientes transplantados
Autor(es): Costa, Jéssica Silva da
Orientador(es): Galato, Dayani
Coorientador(es): Arimatea, Gustavo Guilherme Queiroz de
Assunto: Autocuidado
Economia comportamental
Rins - transplante
Data de apresentação: 21-Out-2021
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: COSTA, Jéssica Silva da. Teoria do Nudge e sua aplicação na orientação para o autocuidado de pacientes transplantados. 2021. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Analisar a aplicação da Teoria Nudge no processo de orientação do autocuidado para pacientes transplantados. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados Academic Search Premier, Medline Complete, Published Medline, Cinahl with full Text e SociIndex, Gale Academic Onefile, Scopus e Web of Science. Os termos utilizados foram: Transplante Renal; Rim; Transplantação; cuidados pessoais; economia; comportamental; Nudge e comportamental. Não foi definido um período de tempo para as publicações dos trabalhos na seleção dos artigos, sendo selecionados apenas os trabalhos publicados em português, inglês e espanhol. Resultados: Do total de trabalhos identificados pela estratégia de busca (822), 33 foram inscritos. A maioria (30; 90,9%) foi realizada em ambiente ambulatorial. Pelo menos 13 (39,4%) trabalhos foram estudos de intervenção. Os cutucões mais adotados foram para aumentar a adesão à medicação e uso como enquadramento, advertências e gráficos, lembretes, impacto social. A maioria das experiências 19 (57,6%) foram indicadas para aplicação em ambulatórios de transplante, pois foram classificadas positivamente quanto à aplicabilidade, relação profissional-paciente; relação dano-benefício e autonomia. Embora o enquadramento seja o Nudge mais descrito na literatura pesquisada, na maioria das vezes foi avaliado como antiético, pois poderia prejudicar a relação de confiança entre profissional e paciente, pois o paciente poderia se sentir observado. Conclusão: Estratégias como mensageiro, modelagem social, avisos e gráficos (na forma de livretos e folhetos), foram indicadas para influenciar o autocuidados de paciente transplantados; pois respeitam a autonomia, além possuir fácil acesso e meio de comunicação acessível.
Abstract: Objective: To analyze the application of the Nudge Theory in the self-care guidance process for transplant patients. Methods: A literature review was performed in the Academic Search Premier, Medline Complete, Published Medline, Cinahl with full Text and SociIndex, Gale Academic Onefile, Scopus and Web of Science databases. The terms used were: Kidney Transplantation; Kidney; Transplantation; personal cares; economy; behavioral; Nudge and behavioral. A time period was not defined for the publications of the works in the selection of articles, being selected only works published in Portuguese, English and Spanish. Results: Of the total number of works identified by the search strategy (822), 33 were entered. Most (30; 90.9%) were performed in an outpatient setting. At least 13 (39.4%) works were intervention studies. The most adopted nudges were to increase medication adherence and use as framing, warnings and graphics, reminders, social impact. Most experiences 19 (57.6%) were indicated to be applied in transplant outpatient clinics, as they were positively classified by their applicability, professional-patient relationship; harm-benefit relationship and autonomy. Even though framing is the most described Nudge in the researched literature, most of the time it was evaluated as unethical because it could damage the trust relationship between professional and patient, since the latter could feel watched. Conclusion: Strategies such as messenger, social modeling, warnings and graphics (in the form of booklets and leaflets) were indicated to guide the self-care of transplant patients; as they respect autonomy, in addition to having easy access and an accessible means of communication.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Farmácia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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