Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Raquel Gomes | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Francisca Mendes de Carvalho | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Francisca Mendes de Carvalho. Salas inclusivas : um estudo dos sentimentos das educadoras do Jardim de Infância 03 do Gama. 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O trabalho com alunos com necessidades educativas especiais em turmas regulares causa fortes impactos nos educadores uma vez que a implantação da escola inclusiva desestabiliza antigas certezas desses educadores e provoca questionamentos sobre suas práticas pedagógicas e concepções de aprendizagem arraigadas na cultura brasileira. A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar esses sentimentos, indicar possíveis causas das angústias e medos dos educadores ao trabalhar com turmas inclusivas e propor soluções para a superação desses entraves que muitas vezes interferem no fazer pedagógico dos professores. O estudo foi realizado através de metodologia qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas a um grupo de professoras da Educação Infantil de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Os resultados apontaram para a necessidade da formação permanente dos docentes em âmbito local, a construção de um Projeto Político Pedagógico comprometido com a garantia da proposta nacional de inclusão e a necessidade de espaços técnicos onde os docentes se sintam acolhidos e reflitam sobre a sua dimensão afetivoemocional. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | en |
dc.title | Salas inclusivas : um estudo dos sentimentos das educadoras do Jardim de Infância 03 do Gama | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-12T13:42:55Z | - |
dc.date.available | 2012-04-12T13:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-12T13:42:55Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3276 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3276 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|