Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IaraDeSouzaAncelmo_tcc.pdf4,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gamificação no turismo : a relação entre o google local guides e o turismo cívico em Brasília
Autor(es): Ancelmo, Iara de Souza
Orientador(es): Palhares, Carolina Menezes
Assunto: Turismo cívico
Brasília (DF) - turismo
Gamificação
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: ANCELMO, Iara de Souza. Gamificação no turismo: a relação entre o google local guides e o turismo cívico em Brasília. 2022. 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho buscou investigar como o uso da gamificação pode agregar no turismo cívico em Brasília. Os estudos sobre gamificação ainda são recentes, ainda mais quando relacionado ao turismo. Apesar disso, vê-se cada vez mais presente nas estratégias de gestão, marketing e educação, pois é um recurso focado em engajamento. Em Brasília, o turismo cívico é o segmento que mais atrai visitantes e os atrativos turísticos possuem gestores que cuidam da imagem e promoção. Dentre os meios de comunicação há a busca no Google, que pode encaminhar o usuário para aplicativos como o Google Maps, dentro do qual existe o Google Local Guides. Esta pesquisa seguiu uma metodologia exploratória e descritiva e o instrumento de coleta de dados foi aplicação de questionário, a análise dos dados foi de natureza qualiquantitativo para compreender se o uso da gamificação por meio do Google Local Guides é importante para a Rota Cívica de Brasília.
Abstract: This work sought to investigate how the use of gamification can add to civic tourism in Brasília. Studies on gamification are still recent, especially when related to tourism. Despite this, it is increasingly more present in management, marketing and education strategies, as it is a resource focused on engagement. In Brasília, civic tourism is the segment that most attracts visitors and tourist attractions have managers who take care of image and promotion. Among the means of communication there is the Google search, which can direct the user to applications such as Google Maps, within which there is Google Local Guides. This research followed an exploratory and descriptive methodology with the application of a questionnaire, the data analysis was qualitative and quantitative to understand if the use of gamification through Google Local Guides is important for Brasília ‘s Civic Route.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.