Título: | Terapia ocupacional no brincar de crianças com paralisia cerebral : uma revisão de literatura |
Autor(es): | Reis, Júlia Gabriela |
Orientador(es): | Lobo, Ana Rita Costa de Souza |
Assunto: | Terapia ocupacional Paralisia cerebral nas crianças Crianças com deficiência |
Data de apresentação: | 29-Abr-2022 |
Data de publicação: | 2-Dez-2022 |
Referência: | REIS, Júlia Gabriela. Terapia ocupacional no brincar de crianças com paralisia cerebral: uma revisão de literatura. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Introdução: As lesões neurológicas ocorridas na infância incluem diversas complicações ao
sistema nervoso, sendo a paralisia cerebral (PC) um dos problemas neurológicos mais
frequentes que ocorre nos primeiros marcos do desenvolvimento encefálico e infantil. A
paralisia cerebral é definida como um conjunto de desordens permanentes que englobam o
desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, comportamental e outros, que podem
comprometer determinadas habilidades nos MMII e MMSS. Objetivo Geral: Identificar por
meio de pesquisas aspectos que apresentam a Terapia Ocupacional no brincar de crianças com
Paralisia Cerebral, evidenciando a contribuição desta atuação para o desenvolvimento integral
da criança. Objetivos Específicos: Analisar a Paralisia Cerebral dentro da literatura de
Terapia Ocupacional e identificar o potencial da utilização do brincar como recurso
terapêutico da Terapia Ocupacional em crianças com Paralisia Cerebral. Método: Esta
pesquisa compreende uma revisão bibliográfica narrativa sobre o assunto, no qual busca
através de estudos publicados em base de dados acadêmicos fazer uma abordagem de revisão
da literatura com a temática em questão. Resultados: Foram elaboradas tabelas contendo:
Título, ano, autor, local e tipo de estudo. Outras duas tabelas foram confeccionadas com
informações como: Objetivos; Amostra/População e Instrumentos utilizados, estes dados
tendem a contemplar intrinsecamente sobre os estudos encontrados. Conclusão: Através dos
estudos analisados, e a partir da construção deste, pode-se observar que o terapeuta
ocupacional exerce função primordial no tratamento de crianças com PC, já que ficou
evidenciada a contribuição científica do brincar terapêutico aplicado ao desenvolvimento
social, físico e cognitivo com esta clientela, facilitando a intervenção terapêutica e futuras
pesquisas com o tema. |
Abstract: | Introduction: Neurological injuries that occur in childhood include several complications to
the nervous system, and cerebral palsy (CP) is one of the most frequent neurological problems
that occurs in the first milestones of brain and child development. Cerebral palsy is defined as
a set of permanent disorders that encompass motor, cognitive, sensory, behavioral and other
development, which can compromise certain abilities in the lower limbs and upper limbs.
General Objective: To identify, through research, aspects that present Occupational Therapy
in the play of children with Cerebral Palsy, evidencing the contribution of this action to the
integral development of the child. Specific Objectives: To analyze Cerebral Palsy within the
Occupational Therapy literature and identify the potential of using play as a therapeutic
resource in Occupational Therapy in children with Cerebral Palsy. Method: This research
comprises a narrative bibliographic review on the subject, in which it seeks through studies
published in academic databases to make a literature review approach with the theme in
question. Results: Tables were prepared containing: Title, year, author, place and type of
study. Two other tables were created with information such as: Objectives;
Sample/Population and Instruments used, these data tend to contemplate intrinsically on the
studies found. Conclusion: Through the analyzed studies, and from its construction, it can be
observed that the occupational therapist plays a key role in the treatment of children with CP,
since the scientific contribution of therapeutic play applied to social, physical and cognitive
development was evidenced. with this clientele, facilitating therapeutic intervention and
future research on the subject. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.