Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaBarretoHildebrandMadureira_tcc.pdf8,25 MBAdobe PDFver/abrir
2021_IsabelaBarretoHildebrandMadureira_produto.pdf303,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento estratégico de consultoria empresarial em comunicação embasada em princípios da biomimética
Autor(es): Madureira, Isabela Barreto Hildebrand
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Biomimética
Planejamento estratégico
Consultoria de comunicação
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 2-Dez-2022
Referência: MADUREIRA, Isabela Barreto Hildebrand. Planejamento estratégico de consultoria empresarial em comunicação embasada em princípios da biomimética. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este memorial tem como objetivo geral descrever e analisar o planejamento estratégico para a criação de uma consultoria empresarial em comunicação embasada em princípios da biomimética, uma ciência que observa a natureza com a finalidade de inspirar soluções para a vida cotidiana. Traz, como pergunta-síntese, a questão: Como podemos criar soluções dinâmicas e inovadoras de comunicação inspiradas na natureza para sermos mais ágeis, produtivos, eficazes e sustentáveis, para facilitarmos os fluxos e processos comunicacionais? Tem, como justificativas, a motivação pessoal da autora, a originalidade acadêmica do tema e o reconhecimento da biomimética como forte tendência de inovação no ambiente corporativo. Seus objetivos específicos são: compreender o conceito de biomimética aplicado à comunicação; mostrar os limites e possibilidades da abertura de uma consultoria de comunicação organizacional inspirada na biomimética; e apontar as próximas etapas para a efetivação do produto e criação da consultoria. Os fundamentos teóricos que apoiam o estudo são os conceitos de biomimética, empreendedorismo e consultoria. Metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica e aplicadas técnicas de planejamento estratégico, a Análise Swot e o Canvas. Os principais desafios para o desenvolvimento da pesquisa para consolidar o produto foram a ausência de bibliografia sobre o tema e a impossibilidade de realizar entrevistas com profissionais que já atuam na área de biomimética aplicada à comunicação. Dentre os vários aspectos positivos para a efetivação da consultoria, destacam-se a motivação pessoal, o cenário de grandes transformações trazido pela pandemia, o qual pode facilitar a emergência de novos negócios voltados para pensar o ambiente corporativo com baixo custo e bons resultados, e, finalmente, o êxito que a biomimética tem atingido junto a estudiosos de tendências de negócios, por ser uma ciência inovadora e que apregoa a sustentabilidade.
Abstract: This memorial has the general objective of describing and analyzing the strategic planning for the creation of a business consultancy in communication based on the principles of biomimetics, a science that observes nature in order to inspire solutions for everyday life. It brings, as a synthesis question, the question: How can we create dynamic and innovative communication solutions inspired by nature to be more agile, productive, effective and sustainable, to facilitate the communication flows and processes? Its justifications are the personal motivation of the author, the academic originality of the theme and the recognition of biomimetics as a strong trend of innovation in the corporate environment. Its specific objectives are: to understand the concept of biomimetics applied to communication; show the limits and possibilities of opening an organizational communication consultancy inspired by biomimetics; point out the next steps for the realization of the product, the creation of the consultancy The theoretical foundations that support the study are the concepts of biomimicry, entrepreneurship and consultancy and the relationship between biomimicry and communication. Methodologically, a bibliographic review was carried out and applied strategic planning techniques, Swot Analysis and Canvas. The main challenges for the development of research to consolidate the product were the lack of bibliography on the topic and the impossibility of conducting interviews with professionals who already work in the field of biomimetics applied to communication. Among the various positive aspects for the effectiveness of the consultancy, the student's personal motivation stands out, the scenario of great transformations brought about by the pandemic, which can facilitate the emergence of new businesses aimed at thinking about the corporate environment with low cost and good results. , and, finally, the success that biomimetics has achieved with scholars of business trends, as it is an innovative science and that proclaims sustainability.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Consta arquivo adicional de produto desenvolvido juntamente ao trabalho de conclusão.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.