Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CristianeLimaPacheco.pdf284,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantana, Raquel Soares de-
dc.contributor.authorPacheco, Cristiane Lima-
dc.identifier.citationPACHECO, Cristiane Lima. Tecnologias educacionais: a lousa digital como ferramenta de inclusão: um relato de experiência. 2011. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo relata a experiência realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil, em Vitória, Espírito Santo, no ano de 2010. Com a implantação da Lousa Digital através de um projeto piloto da Prefeitura de Vitória, verificou-se a importância das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) e o papel fundamental da Lousa Digital para os alunos com necessidades especiais. Os procedimentos metodológicos consistiram em atividades realizadas na Lousa Digital para observação e levantamento de dados. O foco da pesquisa foi relatar a experiência com as atividades realizadas na Lousa Digital e analisar os resultados obtidos no trabalho desenvolvido com alunos de necessidades educacionais especiais que fazem parte do processo de inclusão escolar na atualidade. A pesquisa revelou a eficácia do uso da Lousa Digital como recurso da prática pedagógica com alunos portadores de necessidades especiais contribuindo como ferramenta excepcional na integração dessas crianças que fazem parte do processo de inclusão escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordInovações educacionaisen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.titleTecnologias educacionais : a lousa digital como ferramenta de inclusão : um relato de experiênciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-12T12:50:53Z-
dc.date.available2012-04-12T12:50:53Z-
dc.date.issued2012-04-12T12:50:53Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3273-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3273pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons