Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santana, Raquel Soares de | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Cristiane Lima | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Cristiane Lima. Tecnologias educacionais: a lousa digital como ferramenta de inclusão: um relato de experiência. 2011. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo relata a experiência realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil, em Vitória, Espírito Santo, no ano de 2010. Com a implantação da Lousa Digital através de um projeto piloto da Prefeitura de Vitória, verificou-se a importância das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) e o papel fundamental da Lousa Digital para os alunos com necessidades especiais. Os procedimentos metodológicos consistiram em atividades realizadas na Lousa Digital para observação e levantamento de dados. O foco da pesquisa foi relatar a experiência com as atividades realizadas na Lousa Digital e analisar os resultados obtidos no trabalho desenvolvido com alunos de necessidades educacionais especiais que fazem parte do processo de inclusão escolar na atualidade. A pesquisa revelou a eficácia do uso da Lousa Digital como recurso da prática pedagógica com alunos portadores de necessidades especiais contribuindo como ferramenta excepcional na integração dessas crianças que fazem parte do processo de inclusão escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Inovações educacionais | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.title | Tecnologias educacionais : a lousa digital como ferramenta de inclusão : um relato de experiência | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-12T12:50:53Z | - |
dc.date.available | 2012-04-12T12:50:53Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-12T12:50:53Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3273 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3273 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|