Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KarolinaMoralesBarrioNuevo_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Distribuição, ecótopos e importância vetorial de Limatus durhamii Theobald, 1901 nas américas : revisão narrativa
Autor(es): Barrio Nuevo, Karolina Morales
Orientador(es): Ázara, Tatiana Mingote Ferreira de
Assunto: Arbovírus
Mosquito
Culicídeos
Data de apresentação: 25-Mar-2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: BARRIO NUEVO, Karolina Morales. Distribuição, ecótopos e importância vetorial de Limatus durhamii Theobald, 1901 nas américas: revisão narrativa. 2022. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Entomologia Médica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A espécie Limatus durhamii pertencente à tribo Sabethini e é nativa de ecótopos silvestres. Chama atenção por ser o sabetíneo mais propenso à adaptação aos ambientes com diferentes graus de antropização e capazes de colonizar recipientes naturais e artificiais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre Li. durhamii a fim de revisar a distribuição da espécie, caracterizar os ecótopos citados e verificar evidências na literatura sobre transmissão de arbovírus pela espécie. As buscas de artigos científicos foram feitas nas bases de dados BVS, PubMed, LILACS, Web of Science e SciELO, com descritores combinados entre si com o operador booleano “AND”. Os artigos recuperados foram triados de acordo com o escopo do presente trabalho (distribuição da espécie; caracterização de ecótopos citados e evidências sobre transmissão de arbovírus), e tiveram as duplicidades retiradas. As buscas nas bases analisadas resultaram em 48 artigos efetivamente selecionados que amostraram a ocorrência de Li. durhamii na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, México e Peru. Limatus durhamii pode se desenvolver em criadouros naturais e artificiais em ecótopos de características silvestres, periurbanas e urbanas. Não foram encontradas evidências do envolvimento de Li. durhamii na transmissão de arbovírus. Limatus durhamii aparece como dados secundários na literatura, e pouco nas discussões, fato que demonstra ser uma espécie negligenciada. Ademais, alguns autores discutem a hipótese de domiciliação de Li. durhamii. Dessa forma, estudos sobre a competência e capacidade vetorial dessa espécie são necessários para elucidar o papel que Li. durhamii desempenha na natureza.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Entomologia Médica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.