Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaVelosoPortelaXavier_tcc.pdf513,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desigualdades raciais no Brasil: análise sobre desigualdades ocupacionais no mercado de trabalho brasileiro
Autor(es): Xavier, Mariana Veloso Portela
Orientador(es): Rocha, Emerson Ferreira
Assunto: Desigualdade racial
Negros
Negros - emprego
Desigualdade ocupacional
Data de apresentação: 12-Set-2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: XAVIER, Mariana Veloso Portela. Desigualdades raciais no Brasil: análise sobre desigualdades ocupacionais no mercado de trabalho brasileiro. 2022. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A desigualdade racial é até hoje um traço marcante na sociedade brasileira, indivíduos brancos ainda ocupam um espaço de privilégio em nosso meio social e aos indivíduos negros, a buscar por um lugar ao sol é contínua. Essa desigualdade expressa-se através de diferenças no acesso à saúde e educação de qualidade, diferenças salariais e de ocupação e diferenças na ascensão à espaços de privilégio e de tomada de decisão e/ou poder. Sendo assim, esta monografia toma como assunto principal a desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro, tendo como principal objetivo entender quais são os entraves sociais que operam na manutenção das desigualdades ocupacionais entre brancos e negros. A fim de compor o debate, levou-se em conta a revisão de bibliografias históricas, construída como auxílio dos livros “O Espetáculo das Raças” de Lilia Schwarcz, “A Integração do Negro na Sociedade de Classes” de Florestan Fernandes e “Negros e Brancos em São Paulo” de George Andrews; como também uma revisão sistemática sobre o tema da desigualdade racial na sociedade nos dias de hoje. Entre algumas das conclusões encontradas neste estudo estão o fato de que negros e brancos possuem uma inserção diferenciada no mercado de trabalho, para indivíduos negros é mais difícil ascender socialmente de maneira intergeracional, negros normalmente se encontram na base das hierarquias empresariais e que a maioria dos intelectuais que escrevem sobre a temática racial no Brasil são homens e indivíduos brancos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.