Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiulianaAbadeMaximo_tcc.pdf37,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do álbum musical “future nostalgia”, a partir do conceito criativo de “nostalgia do futuro”
Autor(es): Máximo, Giuliana Abade
Orientador(es): Borges, Priscila Monteiro
Assunto: Semiótica
Cultura popular
Análise de conteúdo (Comunicação)
Criatividade
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: MÁXIMO, Giuliana Abade. Análise do álbum musical “future nostalgia”, a partir do conceito criativo de “nostalgia do futuro”. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Em meio a muitos acontecimentos e mudanças enfrentados pelo mundo por causa da pandemia da COVID-19, ocorreu o lançamento do fenômeno comunicacional "Future Nostalgia", álbum musical da cantora britânica Dua Lipa. O estudo, que tem caráter qualitativo, exploratório e comparativo, busca analisar, a partir da semiótica peirceana, a relação entre os elementos sígnicos utilizados no álbum como possível referência a outros signos de maior relevância e conhecimento dentro da cultura pop, que são usados para criar e expressar um conceito próprio de “nostalgia do futuro”. Ao imergir na realidade própria criada pelo “Future Nostalgia” por meio das músicas, dos clipes e das performances, o público escapa, pelo menos um pouco, da dura realidade enfrentada no dia a dia durante o isolamento social.
Abstract: In the midst of many events and changes faced by the world due to the COVID-19 pandemic, the communicational phenomenon "Future Nostalgia", a musical album by British singer Dua Lipa, was launched. The study has qualitative, exploratory and comparative aspects and seeks to analyze, based on Peircean semiotics, the relation between the signs used in the album as a possible reference to other signs of big relevance and knowledge within pop culture, as a way of creating and expressing a concept of “future nostalgia”. By immersing themselves in the reality created by “Future Nostalgia” through music, videoclips and performances, the public escapes, at least for a moment, from the harsh reality faced in daily life during social isolation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.