Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RubensNegraoDeCampos_tcc.pdf629,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Euridiana Silva-
dc.contributor.authorCampos, Rubens Negrão de-
dc.identifier.citationCAMPOS, Rubens Negrão de. Avaliação por pares de uma videoaula sobre o ensino do violão de acompanhamento: algumas reflexões. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na avaliação por pares, de uma videoaula produzida para o ensino do violão de acompanhamento de canções populares, destinado ao público intermediário e avançado, que canta se acompanhando ao violão, e que busca o aprendizado através do ensino à distância, mais precisamente por meio do ensino assíncrono. O objetivo central do trabalho é definir critérios de produção de uma videoaula, baseados em premissas técnicas e pedagógicas, considerando as realidades do ensino assíncrono mediado por recursos tecnológicos, colocando em diálogo as expectativas pedagógicas de um professor em formação e a avaliação de professores renomados sobre o produto pedagógico. Para tanto, foram convidados três professores com vasta experiência pedagógica referente ao ensino de violão, que contribuíram através de uma avaliação qualitativa do conteúdo pedagógico abordado na videoaula. A coleta de dados se deu através de um questionário de avaliação misto, elaborado no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, observando o modelo da heteroavaliação. Através das análises concluímos que para a produção de uma videoaula no formato proposto, é necessária a observação de questões como a fragmentação do conteúdo da videoaula em pequenos trechos, explorando recursos gráficos como os diagramas de acordes, entre outros; além de observar princípios pedagógicos que primem pela experiência musical em uma aula de música, mas sem negligenciar questões teóricas dos temas abordados, sempre que possível inseridos no contexto de exemplos musicais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordViolão - instrução e estudopt_BR
dc.titleAvaliação por pares de uma videoaula sobre o ensino do violão de acompanhamento : algumas reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T11:35:38Z-
dc.date.available2022-12-01T11:35:38Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32695-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.