Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LidiaMoreiraRabelo_tcc.pdf846,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: "Porque eu joguei com você" : jogos pedagógicos e as perspectivas de alunos de 7-9 anos nas aulas de piano
Autor(es): Rabelo, Lídia Moreira
Orientador(es): Souza, Euridiana Silva
Assunto: Piano - instrução e estudo
Jogos educativos
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: RABELO, Lídia Moreira. "Porque eu joguei com você": jogos pedagógicos e as perspectivas de alunos de 7-9 anos nas aulas de piano. 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O crescente compartilhamento de informação via internet, nas últimas décadas, tem criado diferentes maneiras de lecionar música. O aumento de materiais didáticos lúdicos gerou diferentes perspectivas para se abordar os conteúdos da teoria musical e da performance do instrumento, através de jogos pedagógicos. Estes jogos possibilitam que o desenvolvimento intelectual dos alunos seja concreto, coerente e lúdico. Este trabalho aborda o processo de aprendizagem de piano a partir de jogos pedagógicos musicais com crianças de 7 a 9 anos. Os objetivos foram analisar a relação entre jogo e aprendizagem e compreender a percepção das crianças sobre seus processos de aprendizagem, trazendo o ponto de vista dos alunos para o processo de construção das reflexões. Os dados foram colhidos através de observação participante, durante três aulas de piano. Durante a coleta de dados foi possível notar que a receptividade dos alunos aos jogos foi unânime, o que reforça a ideia de que a ludicidade obtida por meio dos jogos gera interesse e empenho dos alunos. Nos resultados se tornou evidente: a necessidade de preparação do professor para aplicação e seleção dos jogos, considerando nível e conhecimentos prévios dos alunos; a geração de vínculos aluno-professor nos momentos lúdicos; as capacidades de reflexão e síntese dos alunos sobre seus processos de aprendizagem a partir dos jogos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.