Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KalebRickliPacheco_tcc.pdf778,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O RAP é música : aprender e ensinar RAP na visão dos rappers do DF
Autor(es): Pacheco, Kaleb Rickli
Orientador(es): Souza, Euridiana Silva
Assunto: Rap (Música)
Educação musical
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: PACHECO, Kaleb Rickli. O RAP é música: aprender e ensinar rap na visão dos rappers do DF. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta um pequeno estudo sobre o ensino e a aprendizagem do rap do ponto de vista de três rappers do DF. Nesta pesquisa apresento, também, observações da minha prática enquanto rapper. O rap é um braço da cultura hip hop, que foi desenvolvida nos Estados Unidos, entre os anos 1970 e 1980, por jovens negros e latinos que lá viviam. Aqui, conceituo brevemente os outros elementos participantes desta cultura, como uma forma de contextualizar e identificar os processos culturais e musicais que fizeram parte da construção deste estilo. Na revisão de literatura discuto como a música rap é vista pela sociedade e pelos ambientes formais de ensino de música, e, entendendo o rap como música negra, pontuo como o racismo interfere nesse processo. Com o objetivo de investigar como essa música é feita, aprendida e ensinada, entrevistei três rappers do DF a fim de discutir a partir do ponto, de vista de quem faz, considerando suas práticas e formas de ensino diversas. Como resultado, elencamos algumas das habilidades musicais do rapper e do MC, trazendo a diferença entre estes termos, e entendendo os caminhos percorridos para se chegar a estas habilidades, partindo da experiência musical dos entrevistados e pontuando observações a partir de minha experiência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.