Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FabianeDasGracasCaldeiraBrant_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Método Wolbachia : uma revisão narrativa
Autor(es): Brant, Fabiane das Graças Caldeira
Orientador(es): Ázara, Tatiana Mingote Ferreira de
Assunto: Arbovírus
Saúde pública
Vetores - controle
Data de apresentação: 10-Mar-2022
Data de publicação: 29-Nov-2022
Referência: BRANT, Fabiane das Graças Caldeira. Método Wolbachia: uma revisão narrativa. 2022. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Entomologia Médica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Devido a constantes alterações climáticas e ambientais, além de ocupação desordenada de áreas urbanas, as arboviroses como dengue, chikungunya e Zika vêm se consolidando como um importante problema de saúde pública mundial. Em razão destes e demais determinantes, novas tecnologias com potencial aplicação para o controle de vetores surgem constantemente. Uma destas tecnologias consiste na introdução da bactéria Wolbachia em ovos do Aedes aegypti, sendo observado que fêmeas que carregam a bactéria podem bloquear a transmissão de arbovírus durante a picada em hospedeiros. Uma iniciativa internacional coordenada pelo World Mosquito Program (WMP) vem sendo realizada atualmente em 11 países e consiste na liberação de mosquitos com Wolbachia em áreas com transmissão de arboviroses urbanas. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a utilização do método Wolbachia, avaliar a participação comunitária em sua implantação e apresentar resultados do impacto da metodologia na transmissão de arboviroses. Foi realizada busca de referências em bancos de dados científicos (Google Acadêmico e PUBMed) e foram consultadas informações no site e mídias sociais do WMP. Como critério de exclusão do material triado foi feito a leitura de títulos, resumos e excluídas as duplicidades. Os resultados em países como Austrália, Brasil e Indonésia demonstraram que o uso da metodologia pode representar um mecanismo eficaz para reduzir a transmissão de arboviroses. A adequação do engajamento às realidades das comunidades foi relevante para o projeto sendo observado pelos altos índices de adesão da população.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Entomologia Médica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.