Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BeatrizMariaDeAlmeidaSouza_tcc.pdf356,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A revolução industrial e a formação de uma ordem econômica internacional
Autor(es): Souza, Beatriz Maria de Almeida
Orientador(es): Rocha, Antônio Jorge Ramalho
Coorientador(es): Sato, Eiiti
Assunto: Revolução industrial
Comércio internacional
Data de apresentação: 16-Set-2022
Data de publicação: 29-Nov-2022
Referência: SOUZA, Beatriz Maria de Almeida. A revolução industrial e a formação de uma ordem econômica internacional. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi discutir a configuração de uma ordem econômica internacional no contexto do advento da Revolução Industrial, a partir do impacto da tecnologia nas relações econômicas internacionais do século XIX. Para isso, foi realizada uma análise, essencialmente histórica, por meio de uma revisão dos fatos mais marcantes que marcaram a Revolução Industrial, especialmente em sua primeira fase, constituída no período entre 1780 e 1850. Também foram discutidos alguns antecedentes importantes dessas grandes transformações, genericamente reunidas sob a denominação de Revolução Industrial. A partir da argumentação teórica realizada, foi possível constatar que, mediante a dinâmica estabelecida pelos processos da Revolução Industrial, foi configurada uma verdadeira ordem econômica internacional liberal, em que a finalidade da estratégia de crescimento econômico vigente foi a acumulação de riqueza e de lucro, bem como o aumento dos níveis de eficiência na atividade produtiva. Ademais, a tecnologia foi um elemento relevante na hierarquia de economias presente nessa ordem econômica internacional que se formava, uma vez que as inovações técnicas possibilitaram a consolidação da Grã-Bretanha e, posteriormente, das demais nações europeias como potências econômicas no sistema de comércio internacional. Por conseguinte, houve uma divisão internacional do trabalho entre nações industriais e não-industriais, o que acentuou a existência de relações assimétricas nesse cenário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.