Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FelipeRamosDeSousa_tcc.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "Isso é muito Black Mirror!” : análise de linguagem da saúde mental no seriado e o impacto para o espectador
Autor(es): Sousa, Felipe Ramos de
Orientador(es): Oliveira, Erika Bauer de
Assunto: Séries televisivas
Saúde mental
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 29-Nov-2022
Referência: SOUSA, Felipe Ramos de. "Isso é muito Black Mirror!” : análise de linguagem da saúde mental no seriado e o impacto para o espectador. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Ao analisar o seriado, esse tipo de produção derivada das artes cinematográficas ganhou um novo destaque na história da tecnologia e do consumo nos meios de comunicação na Era digital do século XXI. Assim como na arte do cinema, o seriado consegue representar questões sociais de uma forma importante além do entretenimento e da cultura, como no caso das doenças mentais ou transtornos psicológicos. O modo de relação das pessoas com o uso dos dispositivos móveis, por exemplo, a tela dos smartphones que exibem suas vidas de uma forma excessiva e muitas vezes enganosa para buscar a aprovação dos outros indivíduos em sociedade. O objetivo da análise, nos mostra ainda, que as cenas e os diálogos de uma ficção já estão presentes em nossa realidade. Na busca pela boa reputação, os comportamentos mudam conforme o desejo e a necessidade em obter sucesso pessoal. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, bibliográfico, tendo por objeto de estudo um episódio da série Black Mirror intitulado Queda Livre, analisado através de imagens e do auxílio de obras como A sociedade do espetáculo (DEBORD,1967), Cibercultura (LEVÝ,1999). Percebe-se que a linguagem da saúde mental no episódio tem muita relação sobre o agir dos usuários na internet, ajuda-nos a refletir sobre os modos de utilização nas redes sociais e o impacto causado pela opinião pública e pela pressão das mídias.
Abstract: Al analizar la serie, este tipo de producción derivada de las artes cinematográficas ganó un nuevo protagonismo en la historia de la tecnología y el consumo en los medios de comunicación en la era digital del siglo XXI. Al igual que en el arte del cine, la serie logra representar temas sociales de manera importante más allá del entretenimiento y la cultura, como es el caso de las enfermedades mentales o los trastornos psicológicos. La forma en que las personas se relacionan con el uso de dispositivos móviles, por ejemplo, la pantalla de los teléfonos inteligentes que muestran sus vidas de manera excesiva y muchas veces engañosa para buscar la aprobación de otras personas de la sociedad. El propósito del análisis también nos muestra que las escenas y diálogos de una ficción ya están presentes en nuestra realidad. En la búsqueda de una buena reputación, los comportamientos cambian según el deseo y la necesidad de lograr el éxito personal. Esta investigación es de carácter cualitativo, bibliográfico, teniendo como objeto de estudio un episodio de la serie Black Mirror titulado Queda Livre, analizado a través de imágenes y con la ayuda de obras como La sociedad del espectáculo (DEBORD, 1967), Cibercultura (LEVÝ , 1999). Se advierte que el lenguaje de la salud mental en el episodio tiene mucho que ver con las acciones de los usuarios en internet, nos ayuda a reflexionar sobre los modos de uso en las redes sociales y el impacto que genera la opinión pública y la presión de la comunidad. medios de comunicación.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.