Título: | A opção decolonial na sala de aula : uma ação pedagógico-política para a formação histórico-crítica em língua espanhola |
Autor(es): | Mata, Patrícia Tavares da |
Orientador(es): | Rabasa Fernández, Yamilka |
Assunto: | Pedagogia Decolonialidade Língua espanhola |
Data de apresentação: | 14-Fev-2022 |
Data de publicação: | 29-Nov-2022 |
Referência: | MATA, Patrícia Tavares da. A opção decolonial na sala de aula: uma ação pedagógico-política para a formação histórico-crítica em língua espanhola. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relatar uma ação pedagógico-política no
âmbito do ensino de língua espanhola para brasileiros no programa de estágio
Supervisionado de Espanhol da Universidade de Brasília, à luz das
perspectivas epistemológicas da pedagogia decolonial. A investigação é
motivada pelo apagamento politicamente direcionado e legalmente
institucionalizado das culturas e da história da América Latina no Brasil. Esta
pesquisa também propõe discutir sobre a função social do ensino de Língua
Espanhola no Brasil. E suscitar discussões acerca do seu ensino desde a
perspectiva decolonial (WALSH, 2014; FREIRE, 2003). Os pressupostos
teóricos da pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2013), bem como as
metodologias ativas de aprendizagem (BERBEL, 1998; FREIRE, 2003) guiaram
esta experiência. Neles, parte-se da premissa de que o professor de línguas
estrangeiras não ensina apenas a língua, mas também sua relação com os
diversos aspectos culturais, sociais, históricos e políticos que se convergem,
bem como temas pertencentes às práticas humanas em suas diversas esferas
sociais. A metodologia que guia este trabalho é a pesquisa-ação de natureza
qualitativa. Para a experiência em sala, foram selecionados temas geradores
de debates e reflexões críticas acerca de aspectos culturais, sociais e políticos
da América Latina. A experiência desvelou-se como oportunidade de ação
dialética conjunta, onde estudantes e professor puderam explorar conceitos
sociopolíticos e culturais relevantes à formação em língua espanhola para a
cidadania – como sugerem os documentos orientadores da educação no Brasil
–, para estar no mundo de forma crítica, como cidadãos locais e globais ativos
e conscientes do contexto social e histórico em que estão inseridos. |
Résumé: | Este trabajo tiene como objetivo relatar una acción pedagógico-política en el
contexto de la enseñanza del español para brasileños, en el Programa de
Prácticas de Español Supervisado de la Universidad de Brasilia, bajo las
perspectivas epistemológicas de la pedagogía decolonial. La investigación está
motivada por la supresión políticamente dirigida y legalmente institucionalizada
de las culturas y la historia latinoamericana en Brasil. Esta investigación
también se propone discutir la función social de la enseñanza del español en
Brasil; además de plantear discusiones sobre su enseñanza desde la
perspectiva decolonial (WALSH, 2014; FREIRE, 2003). Los presupuestos
teóricos de la pedagogía histórico-crítica (SAVIANI, 2013), así como las
metodologías activas de aprendizaje (BERBEL, 1998; FREIRE, 2003)
orientaron esta experiencia. Partimos de la premisa de que el profesor de
lenguas extranjeras no enseña sólo la lengua, sino su relación con los
diferentes aspectos culturales, sociales, históricos y políticos, así como temas
propios de las prácticas humanas en sus diversos ámbitos sociales. Para esta
experiencia se seleccionaron temas que generaron debates y reflexiones
críticas sobre aspectos culturales, sociales y políticos de América Latina. La
experiencia se mostró una oportunidad de acción dialéctica conjunta, donde
estudiantes y docentes pudieron explorar conceptos sociopolíticos y culturales
relevantes para la formación en español para la ciudadanía – como lo sugieren
los documentos legales de la educación en Brasil –, para estar en el mundo de
manera crítica, como ciudadanos activos locales y globales conscientes del
contexto social e histórico al que pertenecen. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.