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Título: A opção decolonial na sala de aula : uma ação pedagógico-política para a formação histórico-crítica em língua espanhola
Autor(es): Mata, Patrícia Tavares da
Orientador(es): Rabasa Fernández, Yamilka
Assunto: Pedagogia
Decolonialidade
Língua espanhola
Data de apresentação: 14-Fev-2022
Data de publicação: 29-Nov-2022
Referência: MATA, Patrícia Tavares da. A opção decolonial na sala de aula: uma ação pedagógico-política para a formação histórico-crítica em língua espanhola. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma ação pedagógico-política no âmbito do ensino de língua espanhola para brasileiros no programa de estágio Supervisionado de Espanhol da Universidade de Brasília, à luz das perspectivas epistemológicas da pedagogia decolonial. A investigação é motivada pelo apagamento politicamente direcionado e legalmente institucionalizado das culturas e da história da América Latina no Brasil. Esta pesquisa também propõe discutir sobre a função social do ensino de Língua Espanhola no Brasil. E suscitar discussões acerca do seu ensino desde a perspectiva decolonial (WALSH, 2014; FREIRE, 2003). Os pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2013), bem como as metodologias ativas de aprendizagem (BERBEL, 1998; FREIRE, 2003) guiaram esta experiência. Neles, parte-se da premissa de que o professor de línguas estrangeiras não ensina apenas a língua, mas também sua relação com os diversos aspectos culturais, sociais, históricos e políticos que se convergem, bem como temas pertencentes às práticas humanas em suas diversas esferas sociais. A metodologia que guia este trabalho é a pesquisa-ação de natureza qualitativa. Para a experiência em sala, foram selecionados temas geradores de debates e reflexões críticas acerca de aspectos culturais, sociais e políticos da América Latina. A experiência desvelou-se como oportunidade de ação dialética conjunta, onde estudantes e professor puderam explorar conceitos sociopolíticos e culturais relevantes à formação em língua espanhola para a cidadania – como sugerem os documentos orientadores da educação no Brasil –, para estar no mundo de forma crítica, como cidadãos locais e globais ativos e conscientes do contexto social e histórico em que estão inseridos.
Résumé: Este trabajo tiene como objetivo relatar una acción pedagógico-política en el contexto de la enseñanza del español para brasileños, en el Programa de Prácticas de Español Supervisado de la Universidad de Brasilia, bajo las perspectivas epistemológicas de la pedagogía decolonial. La investigación está motivada por la supresión políticamente dirigida y legalmente institucionalizada de las culturas y la historia latinoamericana en Brasil. Esta investigación también se propone discutir la función social de la enseñanza del español en Brasil; además de plantear discusiones sobre su enseñanza desde la perspectiva decolonial (WALSH, 2014; FREIRE, 2003). Los presupuestos teóricos de la pedagogía histórico-crítica (SAVIANI, 2013), así como las metodologías activas de aprendizaje (BERBEL, 1998; FREIRE, 2003) orientaron esta experiencia. Partimos de la premisa de que el profesor de lenguas extranjeras no enseña sólo la lengua, sino su relación con los diferentes aspectos culturales, sociales, históricos y políticos, así como temas propios de las prácticas humanas en sus diversos ámbitos sociales. Para esta experiencia se seleccionaron temas que generaron debates y reflexiones críticas sobre aspectos culturales, sociales y políticos de América Latina. La experiencia se mostró una oportunidad de acción dialéctica conjunta, donde estudiantes y docentes pudieron explorar conceptos sociopolíticos y culturales relevantes para la formación en español para la ciudadanía – como lo sugieren los documentos legales de la educación en Brasil –, para estar en el mundo de manera crítica, como ciudadanos activos locales y globales conscientes del contexto social e histórico al que pertenecen.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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