Título: | Ensino do pensamento computacional utilizando scratch : um relato de experiências com estudantes do ensino médio público no Distrito Federal |
Autor(es): | Monteiro, Vinícius Aguiar |
Orientador(es): | Holanda, Maristela Terto de |
Assunto: | Computação - instrução e estudo Ciência da Computação Pensamento computacional Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Data de apresentação: | 30-Set-2022 |
Data de publicação: | 29-Nov-2022 |
Referência: | MONTEIRO, Vinícius Aguiar. Ensino do pensamento computacional utilizando scratch: um relato de experiências com estudantes do ensino médio público no Distrito Federal. 2022. 129 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Ensinar os conceitos do Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira é de extrema importância para o pleno atendimento das competências e habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. A metodologia proposta neste trabalho tem o objetivo de inserir o Pensamento Computacional nas escolas públicas de Ensino Médio no Distrito Federal, utilizando a Linguagem de ProgramaçãoVisual Scratch. Foram detalhados neste trabalho o relato das experiências de aplicação do curso, realizado em duas etapas e em três escolas, o que possibilitou aprimorar a proposta e avaliar sua efetividade. Os principais resultados observados foram que a metodologia atingiu seu objetivo, teve boa recepção entre os estudantes, que relataram que gostaram do curso em seus diferentes aspectos e perceberam o aumento em seus conhecimentos gerais de informática, bem como a necessidade de investimentos nos laboratórios de informática das escolas públicas, possibilitando a ampliação das atividades desenvolvidas pelos professores com apoio tecnológico. A partir deste trabalho, as seguintes propostas poderão ser realizadas para avanços na área da pesquisa: aplicar a metodologia em outras escolas públicas; aprimorar o curso e seus métodos avaliativos com base nas próximas aplicações, coleta e análise de dados futuros; e elaborar uma versão do curso para aplicação em escolas sem infraestrutura computacional adequada. |
Abstract: | Teaching Computational Thinking concepts in Brazilian Basic Education is extremely important to fully meet the competencies and skills recommended by the Common National Curricular Base (BNCC) for high school. The methodology proposed in this paper aims to introduce Computational Thinking in public high schools in the state in the DistritoFederal, Brazil, using Scratch, a visual programming language. This paper contains the detailed reports of experiences of course application, which was carried out in two stages and in three schools, enabling improvement and evaluation of its effectiveness. The mainfindings were that the methodology reached its objectives; it was well received by students,who reported their appreciation for its different aspects and noticed a boost in their gen-eral computer knowledge, as well as the need of investments in current computer labs inpublic schools, enabling the expansion of technological-aided learning activities developedby teachers. Based on this work, the following actions may be carried out to advance thisfield: Implement the course in other public schools; Improve the course and its evaluationmethods based on future implementations, data collection, and data analysis; and develop a course version for schools without adequate computing infrastructure. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Computação
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