Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarileuzaSampaioAraujo_tcc.pdf771,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A rede intersetorial para garantia de proteção a crianças e adolescentes do município de Mundo Novo – BA
Autor(es): Araujo, Marileuza Sampaio
Orientador(es): Mesquita, Rafaela Vilarinho
Assunto: Violência contra crianças e adolescentes
Direitos da criança e do adolescente
Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: ARAUJO, Marileuza Sampaio. A rede intersetorial para garantia de proteção a crianças e adolescentes do município de Mundo Novo – BA. 2022. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho científico abordou como tema geral a “Violência contra crianças e adolescentes”, tendo como enfoque a violação de direitos. Através dessa temática, buscou-se conhecer como se dá o funcionamento da rede intersetorial para garantia de proteção a crianças e adolescentes do Município de Mundo Novo - BA, bem como entender como ocorre o atendimento às vítimas de violência nos órgãos pertencentes à rede, Conselho Tutelar (CT), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Unidade Regional de Acolhimento (URA). Foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado para colher dados e informações relevantes à pesquisa no que se refere ao cenário municipal de violência e violação de direitos contra as crianças e os adolescentes. Foi constatado que equipamentos competentes funcionam de maneira individualizada, gerando, assim, falhas no que diz respeito à interação e comunicação com os demais órgãos pertencentes à rede intersetorial. O trabalho propõe uma solução simples e acessível: deve existir entre os órgãos intersetoriais uma mútua cooperação, uma troca constante de dados e informações que visem melhorar o atendimento a crianças e adolescentes que sofrem violência, colocando-os a salvo de qualquer tipo de violação de direito.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.