Título: | O papel do pedagogo na construção do Plano Individual de Atendimento – PIA no espaço socioeducativo de internação |
Autor(es): | Silva, Marian Eulália da |
Orientador(es): | Rodrigues, Dayane Silva |
Assunto: | Plano Individual de Atendimento (PIA) Medidas socioeducativas Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 4-Mar-2022 |
Data de publicação: | 28-Nov-2022 |
Referência: | SILVA, Marian Eulália da. O papel do pedagogo na construção do Plano Individual de Atendimento – PIA no espaço socioeducativo de internação. 2022. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente artigo objetiva desenhar a trajetória percorrida pelo pedagogo frente as demandas que surgem no ambiente socioeducativo, bem como discutir os desafios atuais em sua trajetória rumo ao cumprimento das metas pactuadas com o adolescente e família no Plano individual de Atendimento – PIA. Para tanto, realizouse um estudo sobre a construção do PIA na execução da medida socioeducativa de internação, tendo como fundamentos norteadores: a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Foram utilizadas como referências as obras dos autores: Antônio Carlos Gomes da Costa, Geraldo Caliman, Newton Duarte, Paulo Freire, Amartya Sen, Leonardo Sica,
João Batista Costa Saraiva, dentre outros. Além disso, foram consultados artigos científicos e trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pedagogia, serviço social e outros cursos, bem como algumas teses de doutorado no google acadêmico e também no scielo.Após diversas leituras, foram feitas análises de como o Plano Individual de Atendimento é construído no espaço socioeducativo de internação e qual o papel do pedagogo para que a execução do que fora planejado aconteça de maneira eficiente. Para tanto, o levantamento bibliográfico teve como pano de fundo um panorama geral do que ocorre em uma unidade socioeducativa do estado de Pernambuco. Sendo assim, esta pesquisa destacou a importância do papel do
pedagogo no momento de elaboração e execução do PIA, sua atuação junto aos adolescentes/jovens e suas famílias e quais as contribuições concretas de sua práxi na socioeducação. Concluiu que o pedagogo na socioeducação busca garantir o direito à educação e à profissionalização dos adolescentes/jovens que acompanha e o faz através da construção do Plano Individual de Atendimento – PIA, importante instrumento, que orienta o cumprimento da medida socioeducativa de internação, refletindo os limites e as possibilidades da atuação pedagógica na construção e execução das metas do PIA. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
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