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Título: Atuação do CREAS de Planaltina-GO no enfrentamento de violência sexual de crianças e adolescentes
Autor(es): Costa, Lucineide Dias Brandão
Orientador(es): Mesquita, Rafaela Vilarinho
Assunto: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Violência contra crianças e adolescentes
Violência sexual
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: COSTA, Lucineide Dias Brandão. Atuação do CREAS de Planaltina-GO no enfrentamento de violência sexual de crianças e adolescentes. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo versa sobre a atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Planaltina, Goiás (GO), no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes e sobre os mecanismos utilizados pelos profissionais mediante esse fenômeno. O objetivo central da pesquisa consistiu em identificar, através de um questionário, quais as percepções dos profissionais do CREAS acerca da rede de proteção no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. Para tanto, evidenciou-se por meio dos resultados obtidos durante o estudo, que o CREAS possui alta demanda de atendimentos relacionados à violência infanto-juvenil, na medida em que a atuação desse centro é extremamente importante no contexto de proteção social das vítimas e seus familiares. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa qualitativa, a fim de identificar os desafios, as dificuldades e as experiências dos profissionais que atuam na linha de frente contra a violência infantil. Dos resultados obtidos, ressaltou-se que de fato há uma rede de articulações do CREAS de Planaltina-GO perante o fenômeno social da violência sexual infantojuvenil no município.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
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