Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MicheliVieraDeOliveira_tcc.pdf203,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho do psicólogo na preparação do processo de adoção em acolhimento institucional
Autor(es): Oliveira, Micheli Viera de
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Acolhimento institucional
Adoção
Crianças - saúde mental
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: OLIVEIRA, Micheli Viera de. O trabalho do psicólogo na preparação do processo de adoção em acolhimento institucional. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Através de um estudo de caso experienciado, esse trabalho aborda o papel do profissional da área de psicologia em relação a preparação para o processo de adoção de dois irmãos em perfil tardio que estavam em acolhimento institucional enfatizando desde o acolhimento até a efetivação da adoção, preconizando a garantia de direitos conforme legislação. Nesse sentido, foi complementado através do embasamento do referencial teórico, o papel da psicologia no processo de acolhimento institucional, destituição familiar, adoção e o processo de acompanhamento pós- desacolhimento neste caso. Como conclusão desse estudo, conseguimos compreender que o apoio do profissional de psicologia foi essencial em todo o processo, considerando todas as etapas vivenciadas nesse desde a chegada ao acolhimento até a finalização da adoção com sucesso. A orientação, escuta e manejo em relação à convivência e fortalecimento de vínculos entre adotantes e adotados foram essenciais em toda essa vivencia, além de contribuir significativamente também para enfrentar os diversos desafios apresentados
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.