Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_YcledaDeOliveiraDos Santos_tcc.pdf829,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Logística reversa do vidro no setor vitivinícola : entrevistas em profundidade
Autor(es): Santos, Ycleda de Oliveira dos
Orientador(es): Cabral, Vanessa Gomes
Assunto: covid-19
Logística reversa
Vitivinicultura
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: SANTOS, Ycleda de Oliveira dos. Logística reversa do vidro no setor vitivinícola: entrevistas em profundidade. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O mercado brasileiro consumidor de vinhos está em franco crescimento desde 2020, ano da pandemia de COVID-19, demonstrando a mudança de hábitos dos indivíduos. A falha no fornecimento de garrafas de vidro para o envase da bebida, percebida pelos produtores da bebida naquele ano, pode representar o não planejamento em logística reversa no setor. O objetivo deste estudo foi investigar a existência de práticas de logística reversa sobre embalagens de vidro em organizações vitivinícolas presentes no Distrito Federal e entorno. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista em profundidade semi-estruturada com quatro produtores de vinho presentes na região, no mês de agosto de 2022. Destaca-se, como resultado que, empresas do ramo vitivinícola realizam iniciativas para o reaproveitamento de garrafas de vidro de maneira informal e discreta. Ou so de embalagens alternativas ao insumo tradicional surge como estratégia visando clientes que se preocupam como impacto de seu consumo. Ambas iniciativas se mostraram como forma de enfrentamento à falta do insumo sentido pelo mercado em 2020/2021. Os principais desafios levantados foram a higienização da garrafa de vidro ao se retornar o recurso à produção e o risco de contaminação. Esta pesquisa colabora para a difusão do conhecimento e percepção nos fluxos pós consumo, aos produtores vitivinícolas, em logística reversa e iniciativas de potencial impacto positivo social, econômico e produtivo.
Abstract: The Brazilian wine consumer market has been growing since 2020, the year of the COVID-19 pandemic, demonstrating the change in habits of its individuals. In the absence of the supply of glass bottles for the beverage bottling, perceived by the producers of wine that year, it can represent the lack of planning in reverse logistics in the sector. The objective of this study was toscrutinize the existence of reverse logistics practices about glass packaging in wine-growing organizations present in the Federal District and surroundings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.