Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielPurificacaoCavalcanti_tcc.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização Geofísica da Bacia dos Parecis com Destaque para a Seção de Eletromagnetometria em sua Região Centro-Norte
Autor(es): Cavalcanti, Gabriel Purificação
Orientador(es): Von Huelsen, Mônica Giannoccaro
Assunto: Bacia dos Parecis - geofísica
Magnetometria
Eletromagnetometria
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 24-Nov-2022
Referência: CAVALCANTI, Gabriel Purificação. Caracterização Geofísica da Bacia dos Parecis com Destaque para a Seção de Eletromagnetometria em sua Região Centro-Norte. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Bacia dos Parecis é uma das maiores bacias intracratônicas brasileiras. Está localizada no Centro-Oeste e Norte do Brasil, nos estados de Mato Grosso e Rondônia. As rochas da Bacia apresentam grande quantidade de matéria orgânica, o que despertou interesse da PETROBRAS na região para a exploração de hidrocarbonetos. A geofísica possui papel determinante na análise e tomada de decisão da exploração ou não de uma área, tanto em escala regional quanto em escala local. Em virtude disso, foram utilizados os métodos magnéticos e eletromagnéticos para análise e caracterização geofísica da Bacia. Os dados referentes a este projeto foram cedidos pelo Serviço Geológico do Brasil, pelo projeto EMAG 2 e pelo Observatório Sismológico da UnB. A aquisição desses dados foi feita em diversos períodos e épocas. O processamento de dados foi realizado com o software Oasis Montaj, em duas frentes distintas: os dados obtidos por plataformas aéreas e satelitais para o método magnético e os dados obtidos por levantamentos terrestres eletromagnéticos transientes e áudio magnetotelúrico. Foram gerados vários produtos, realçando diferentes características das anomalias magnéticas e duas seções da resistividade pela profundidade (RDIs)dos dados eletromagnéticos e magnetotelúricos. Os mapas magnéticos mostram anomalias de grandes extensões e amplitudes na parte central da Bacia dos Parecis com direção preferencial NW/SE. Na parte oeste da Bacia, as anomalias apresentam alta frequência; na parte leste e oeste, fontes de média intensidade;e na parte central,extensas fontes anômalas com alta amplitude. As RDIs geradas no processamento mostram a distribuição da resistividade na área do perfil de 100 km com profundidade em torno de 5 km. Por fim,foram obtidas as modelagens eletromagnéticas rasa e profunda e a correlação com a magnetometria.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Graduação em Geofísica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geofísica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.