Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AugustoAndradeReisMota.pdf4,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transgenia no Brasil : eventos autorizados e cultivares registradas
Autor(es): Mota, Augusto Andrade Reis
Orientador(es): Pereira, Everaldo Anastácio
Assunto: Plantas transgênicas
Plantas - melhoramento genético
Biotecnologia
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: MOTA, Augusto Andrade Reis. Transgenia no Brasil: eventos autorizados e cultivares registradas. 2011. 124 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste trabalho foram descritos os eventos transgênicos autorizados no Brasil, destacando as características necessárias para sua diferenciação, abordando tópicos como a segurança ambiental e alimentar relacionadas ao seu uso. Foram feitas também considerações sobre a quantidade de cultivares registradas no Registro Nacional de Cultivares, da data de sua liberação comercial até o ano de 2011. O primeiro capítulo aborda a evolução do melhoramento de plantas ao longo da história da agricultura. A importância desta abordagem deve-se ao fato da necessidade de conhecimentos dos fatores históricos que incentivaram a busca por novas técnicas de melhoramento. Os conhecimentos da evolução histórica e dos conceitos usados por essa ciência possibilitam melhor compreender do porquê e o momento do surgimento dos transgênicos. A Biotecnologia, elemento fundamental para o desenvolvimento dos transgênicos é tratada no segundo capítulo. Sua definição e abordagem facilitam o entendimento de como as técnicas cientificas são aplicadas nos programas de melhoramento moderno de plantas. Este fator é importante para pleno entendimento, evitando-se incoerências nas considerações que serão feitas sobre os Eventos Transgênicos. No penúltimo e último capítulo são apresentados os resultados e discussões. Inicialmente são feitas considerações simplificadas sobre procedimentos de regulamentação envolvidos nos períodos que antecedem a comercialização de cultivares transgênicas no Brasil. E em seguida são apresentados, de maneira sucinta, todos os Eventos Transgênicos autorizados no país, mostrando a quantidade de cultivares registradas junto ao RNC, até o ano de 2011.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons