Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LorenaMariaMadeiraBastos_tcc.pdf297,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O direito à convivência familiar e comunitária por meio da adoção
Autor(es): Bastos, Lorena Maria Madeira
Orientador(es): Valtarelli, Monique Aparecida
Assunto: Acolhimento institucional
Adoção
Data de apresentação: 21-Fev-2022
Data de publicação: 22-Nov-2022
Referência: BASTOS, Lorena Maria Madeira. O direito à convivência familiar e comunitária por meio da adoção. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo trata sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes que vivem em acolhimento institucional e que sofreram diversas violações direito. Sendo uma possibilidade, através da adoção, a garantia constitucional sobre o direito à convivência familiar e comunitária. Desta forma, foi feito um levantamento bibliográfico de legislações bem como, de estudiosos que tratam a matéria e também dos dados oficiais disponibilizados pelo CNJ/SNA traçando o perfil de pretendentes e de crianças e adolescentes aptos para adoção no território brasileiro. Foram aplicados questionários à profissionais que atuam na 1°Vara da Infância e Juventude, responsável pela operacionalização do SNA e à profissionais de uma casa de acolhimento institucional infantil, para delinear o perfil e realidade dos adotantes e adotados, bem como, para compreender como ocorre, durante o acolhimento dessas crianças, no município de Teresina-PI.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.