Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LiliaAguiarNegreirosArrais_tcc.pdf532,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Justiça restaurativa : a reintegração e a transformação do adolescente em conflito com a lei
Autor(es): Arrais, Lília Aguiar Negreiros
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Justiça restaurativa
Adolescentes infratores
Socioeducação
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 22-Nov-2022
Referência: ARRAIS, Lília Aguiar Negreiros. Justiça restaurativa: a reintegração e a transformação do adolescente em conflito com a lei. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a possibilidade de utilização da Justiça Restaurativa, no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), em especial na comarca de Palmas - TO. Para tanto, utilizou o método dedutivo de abordagem, adotando nos procedimentos a revisão bibliográfica. Por saber que a Justiça Restaurativa é conhecida como um método de solução de conflitos que, quando possível, prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores. A prática já coleciona muitos resultados positivos e é uma possibilidade de futuramente institucionalizar e auxiliar no cumprimento das medidas socioeducativas. É incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, como meio efetivo de pacificação das relações sociais. Assim, sem a intenção de exaurir o assunto, a composição do trabalho se fez pela exposição da evolução do sistema punitivo e a incidência do ato infracional na adolescência, e em seguida, contextualizou a previsão e a composição do direito da criança e do adolescente, implementando os benefícios das práticas restaurativas adotadas no sistema socioeducativo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.