Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeidianeSantanaRocha_tcc.pdf415,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos humanos no sistema socioeducativo capixaba? : dados da privação de liberdade e um relato de experiência do atendimento ao público feminino e transgênero
Autor(es): Rocha, Leidiane Santana
Orientador(es): Silva, Jardel Pereira da
Assunto: Direitos da criança e do adolescente
Direitos humanos
Crianças e adolescentes - proteção social
Sistema socioeducativo
Data de apresentação: 27-Fev-2022
Data de publicação: 22-Nov-2022
Referência: ROCHA, Leidiane Santana. Direitos humanos no sistema socioeducativo capixaba?: dados da privação de liberdade e um relato de experiência do atendimento ao público feminino e transgênero. 2022. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho foi confeccionado visando a conclusão da Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente. Considerando que esta é uma iniciativa pública que teve o objetivo de capacitar trabalhadores do Sistema Socioeducativo, do qual fazemos parte, propusemos tecer um breve estudo sobre caminhos percorridos visando a garantia de direitos humanos em unidades socioeducativas restritivas e privativas de liberdade no estado do Espírito Santo. Para isto, realizamos breve pesquisa bibliográfica-documental para introduzir informações sobre direitos humanos e a política de atendimento a crianças e adolescentes. Em seguida realizamos uma pesquisa documental, utilizando registros estatísticos e registros institucionais escritos para evidenciar informações do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), órgão responsável pela execução das medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade em nosso estado. Por fim, optamos em utilizar também documentos pessoais, produzidos através de observação durante nossa atuação profissional entre os anos de 2011 e 2021 na Unidade Feminina de Internação (UFI) para evidenciar um Relato de Experiência do atendimento em unidade socioeducativa privativa de liberdade que atende além do público feminino, adolescentes e jovens que se autodeclaram transgênero. Vale destacar que o estudo não propôs esgotar o tema, mas é um breve relato que pretende contribuir com a luta cotidiana para efetivação da garantia de direitos humanos de adolescentes e jovens em privação de liberdade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.