Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paula, Aline Souza de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Diego Henrique | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Diego Henrique. Modelagem e simulação de vibrações no eixo de um compressor recíproco. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Caracterizar o efeito das Vibrações Mecânicas, principalmente no que tange ao surgimento de falhas em sistemas rotativos, tem se mostrado processo cada vez mais complexo, especialmente quando esses efeitos possuem natureza não linear e os harmônicos são excitados em frequências diferentes da frequência de forçamento. Com o objetivo de auxiliar a compreender melhor esses efeitos em compressores alternativos, esse trabalho apresenta uma abordagem para uma aproximação linear para obtenção da resposta do sistema a partir da simulação em uma rotina de código computacional em linguagem C. Nesse trabalho, foi feita a avaliação do comportamento dinâmico do sistema com relação à vibração torcional obtida pelo método de integração numérica Runge Kutta de quarta ordem. Os parâmetros físicos utilizados no modelo são baseados em trabalhos similares de diferentes abordagens. As frequências naturais obtidas são coerentes com cálculos analíticos. O ciclo de compressão obtido foi coerente com a literatura e os torques resistivos nos cilindros apresentaram comportamento periódico conforme esperado e número de períodos em função da variação do torque de entrada. Dessa forma, a solução se mostrou adequada e a resposta à vibração apresentou resultados esperados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vibração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compressores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem de programação (Computadores) | pt_BR |
dc.title | Modelagem e simulação de vibrações no eixo de um compressor recíproco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T13:49:42Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T13:49:42Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32578 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Characterizing the effect of Vibrations, especially with regard to the failures arisen in rotating systems, has been shown a more complex process, especially when these effects are non-linear and harmonics are excited at frequencies other than the forcing frequency. In order to help better understand these effects in reciprocating compressors, this work presents a linear approach to obtain the system response from the simulation in C language. In this work, the dynamic behavior of the system to its free response was evaluated and obtained by the fourth order Runge Kutta numerical integration method. The physical parameters used in the model are based on similar studies with different approaches. The obtained natural frequencies are consistent with analytical calculations. The four-stroke was consistent with the literature and the resistive torques in the cylinders showed periodic behavior as expected and a number of periods depending on the input torque variation. Thus, the solution proved to be adequate and the vibration response showed expected results. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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