Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FernandaMendesVaz_tcc.pdf641,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorVaz, Fernanda Mendes-
dc.identifier.citationVAZ, Fernanda Mendes. Prática docente no ensino remoto emergencial: uma pesquisa exploratória com professores de música. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNesta monografia de conclusão de curso, o objetivo geral visa conhecer de que forma os professores de flauta transversal percebem a experiência do Ensino Remoto Emergencial na sua prática docente na Escola de Música de Brasília, em decorrência da pandemia da síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (Covid-19) no período de 2020 a 2021. Especificamente, busca-se identificar quais dificuldades foram enfrentadas nessa modalidade de ensino e quais as soluções adotadas pelos professores para contornar tais dificuldades; descrever as estratégias adotadas em suas aulas, identificar os recursos utilizados por cada professor, bem como, os conhecimentos adquiridos ao longo dessa experiência docente. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com a colaboração de dois professores de flauta transversal do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com entrevistas semiestruturadas. As referências teóricas que fundamentaram este trabalho dialogam com as falas dos professores a partir de documentos e textos acadêmicos sobre ensino remoto emergencial, ensino de música a distância, ensino de flauta transversal e uso de tecnologias da comunicação no ensino de música. Os resultados apontam que, mesmo o ensino remoto emergencial tendo exigido novas estratégias de ensino e aprendizagem no instrumento tanto para professores quanto para os alunos, os professores relatam que houve desenvolvimento musical dos alunos e a taxa de evasão foi baixa, mas associada às dificuldades de manipulação e domínio das novas tecnologias digitais. As práticas de gravação desenvolvidas no ensino remoto emergencial foram incorporadas às aulas presenciais com o fim do isolamento social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordPrática musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titlePrática docente no ensino remoto emergencial : uma pesquisa exploratória com professores de músicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T12:26:46Z-
dc.date.available2022-11-22T12:26:46Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32572-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.