Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32569
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CaetanoRojasBelliCastanha_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intuição e música : uma revisão de literatura em publicações de eventos nacionais da ABEM 2003-2013
Autor(es): Castanha, Caetano Rojas Belli
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Intuição
Publicações científicas
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 22-Nov-2022
Referência: CASTANHA, Caetano Rojas Belli. Intuição e música: uma revisão de literatura em publicações de eventos nacionais da ABEM 2003-2013. 2022. 72 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho é uma revisão de literatura com o objetivo de mapear os sentidos e significados atribuídos à intuição nas publicações dos eventos da ABEM no período de 2003 a 2013. Essa amostra por conveniência selecionou os eventos anuais e disponíveis no site da instituição. Dentre os objetivos específicos objetivou-se identificar a frequência do uso das palavras-chave intuição, intuitivo(s) e intuitiva(s) nos trabalhos selecionados, descrever e analisar as temáticas associadas à presença dessas palavras-chave, refletir sobre os usos e a função da intuição nos processos de ensino e aprendizagem musical e identificar em que situações a intuição é reconhecida como conhecimento. Após a realização da busca no site da instituição, no período de 2003 a 2013, foram encontrados 65 trabalhos com as palavras-chave intuição, intuitivo(s) e intuitiva(s). Os artigos foram categorizados nas seguintes unidades de análise: 1) Frequência das palavras-chaves; 2) Temáticas abordadas nos trabalhos; 3) Usos e funções das palavras-chave; 4) Intuição como conhecimento. Foi verificada a predominância do termo intuição reconhecido como conhecimento tácito em contraposição ao conhecimento teórico-fundamentado. Este primeiro trabalho poderá apontar direcionamentos para aprofundar a intuição como conhecimento em outro momento. Portanto, o conhecimento consequente de explorar e realizar uma revisão bibliográfica a respeito do conceito de intuição nesse contexto traz a oportunidade de, efetivamente, propor contribuições sobre sua relação com a música, assim como abre caminhos para compreender as possibilidades dessa relação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.