Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PabloAguiarSaboya.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da consorciação de hortaliças na diversidade de artrópodes e incidência de pulgões em plantas de quiabo
Autor(es): Saboya, Pablo Aguiar
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Horticultura
Quiabo - cultivo
Plantas - parasito
Sistemas de cultivo
Data de apresentação: 25-Nov-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: SABOYA, Pablo Aguiar. Influência da consorciação de hortaliças na diversidade de artrópodes e incidência de pulgões em plantas de quiabo. 2011. 26 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho avalia o efeito do cultivo em consórcio sobre a incidência de pulgões na cultura do quiabo e a diversidade de artrópodes nas plantas cultivadas. O experimento foi realizado na Fazenda Água Limpa - UnB, de setembro de 2010 a janeiro de 2011. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com três repetições, sendo as monoculturas: alface (AL), rabanete (Rb), quiabo aberto (Q1) (40cm) e quiabo tradicional (Q2) (30cm); consórcio duplo: alface e rabanete (AL/Rb), alface e quiabo aberto (AL/Q1), alface e quiabo tradicional (AL/Q2), rabanete e quiabo aberto (Rb/Q1), rabanete e quiabo tradicional (Rb/Q2); e os consórcios triplos de alface, rabanete e quiabo aberto (AL/Rb/Q1) e alface, rabanete e quiabo tradicional (AL/Rb/Q2). Os artrópodes foram amostrados semanalmente, de 09 setembro a 18 de novembro, em cinco plantas de cada espécie escolhidas aleatoriamente em cada tratamento. As amostras foram armazenadas em álcool 70%. Quanto a incidência de pulgões, foi observada diferença estatística significativa entre tratamentos a partir de outubro, quando as plantas já estavam em pleno desenvolvimento, indicando efeito do consórcio sobre a comunidade de artrópodes. As plantas de quiabo em consórcio triplo apresentaram incidência de pulgões três vezes inferior à observada na monocultura, apresentando também menos plantas infestadas. As plantas de alface e rabanete foram pouco afetadas pelos pulgões, sendo plantas companheiras do quiabo muito efetivas no que tange à redução da infestação do inseto avaliado. Os consórcios triplos também apresentaram maior índice de diversidade de artrópodes (Shannon). As maiores diferenças nas comunidades de artrópodes foram observadas entre os tratamentos de acordo com a presença ou ausência de quiabo e com os consórcios triplos. A principal variação na comunidade de artrópodes foi uma resposta a intensidade da infestação do pulgão Aphis gossypii Glover na cultura do quiabo. Os consórcios podem influenciar significativamente a comunidade de artrópodes, havendo maior diversidade em policulturas do que em monoculturas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons