Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Arruda, Fabiana Serra de | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Beatriz Garcia de | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Beatriz Garcia de. Proposta de modelo conceitual para medir a preparação de uma cidade brasileira para receber o MAAS. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Mobility as a Service (MaaS) é uma plataforma de mobilidade integrada, que busca oferecer serviços de transporte de maneira eficiente e personalizada para as necessidades do usuário. Esse conceito surgiu em 2104 e desde então é um tema de pesquisa e aplicação ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos. No Brasil, o contexto da mobilidade urbana mostra necessidade de inovação dentro dos operadores de transporte (WRI Brasil, 2020).Aliando este conceito com a realidade brasileira, surge a pergunta de pesquisa: Como avaliar se uma cidade do Brasil está preparada para receber uma plataforma MaaS? O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo conceitual a fim de medir a preparação de uma cidade para receber o MaaS por meio de variáveis mensuráveis. Para tanto, com base na pesquisa exploratória e descritiva, estabeleceu a estrutura do modelo conceitual baseado em índices existentes e variáveis qualitativas e quantitativas foram identificadas para a elaboração do modelo conceitual. Por fim, foi possível construir tal modelo consistente de 25 variáveis mensuráveis segmentadas em cinco dimensões diferentes: Abertura e compartilhamento de dados dos operadores de transporte, Regulação e legislação de políticas, Familiaridade e vontade do cidadão, Infraestrutura de TIC, Serviços de Transporte e infraestrutura. A elaboração do modelo conceitual trouxe à tona diversos pontos críticos para o sucesso do MaaS em uma cidade, respondendo à pergunta de pesquisa proposta. A pesquisa realizada contribui para a inovação na mobilidade urbana, uma vez que quebra um conceito macro, que é Mobility as a Service, em categorias menores que auxiliam a compreensão dos requisitos para implementar o MaaS. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title | Proposta de modelo conceitual para medir a preparação de uma cidade brasileira para receber o MAAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T14:04:19Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T14:04:19Z | - |
dc.date.submitted | 2021-04-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32529 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Miranda, Daniele Firme | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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