Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WemersonFonteneleSousa_tcc.pdf3,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Antena holográfica reconfigurável com otimização de apontamento de feixe pelo uso de redes neurais e otimização convexa
Autor(es): Sousa, Wemerson Fontenele
Orientador(es): Rondineau, Sébastien Roland Marie Joseph
Coorientador(es): Araújo, Daniel Costa
Assunto: Antenas (Eletrônica)
Redes neurais (Computação)
Ondas - propagação
Data de apresentação: 8-Nov-2021
Data de publicação: 17-Nov-2022
Referência: SOUSA, Wemerson Fontenele. Antena holográfica reconfigurável com otimização de apontamento de feixe pelo uso de redes neurais e otimização convexa. 2021. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho retrata o desenvolvimento de uma antena reconfigurável em banda Ku, com frequência central em 12 GHz, que se utiliza de técnicas de holografia e meta superfície para o apontamento de feixe. Ademais, conceitos de rede neural convolucional e otimização convexa são aplicados de modo a melhorar o apontamento de feixe. A antena apresentada é composta por dipolos do tipo fenda como elementos irradiantes, onde a cada elemento irradiante são adicionados diodos PIN, que são utilizados para controlar quais elementos devem ou não irradiar, gerando assim, sua reconfigurabilidade. Os elementos irradiantes são pequenos em termos do comprimento de onda, para que, com o uso de técnicas de metasuperfície, seja possível obter os apontamentos desejados. Para a definição da configuração da antena para cada feixe desejado, é utilizado o método da retro-propagação juntamente com técnicas de holografia. Com o intuito de se obter melhores resultados, foi utilizada uma rede neural convolucional, aplicada ao método da retro-propagação, e foram aplicadas técnicas de otimização convexa ao problema, de modo a obter um feixe ótimo. Foram utilizadas duas técnicas de otimização para que fosse possível analisá-las e compará-las, de modo a identificar as vantagens de cada uma. Tanto a antena, quanto a rede neural convolucional e o algoritmo de otimização convexa foram desenvolvidos e simulados de modo a obter resultados satisfatórios. Entretanto, a antena ainda não está em seu estado definitivo, uma vez que são necessárias alterações para que esta possa ser fabricada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.