Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LarissaAbdoCorrea_tcc.pdf468,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acolhimento institucional prolongado : os avanços e desafios no processo de desligamento obrigatório de adolescentes
Autor(es): Corrêa, Larissa Abdo
Orientador(es): Abrão, Kênia Cristina Lopes
Assunto: Acolhimento institucional
Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Adolescentes e família
Data de apresentação: 27-Fev-2022
Data de publicação: 11-Nov-2022
Referência: CORRÊA, Larissa Abdo. Acolhimento institucional prolongado: os avanços e desafios no processo de desligamento obrigatório de adolescentes. 2022. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa buscou aprofundar a discussão acerca do acolhimento institucional prolongado de adolescentes acolhidos e tem como objetivo apontar os avanços e desafios acerca do processo da desinstitucionalização devido ao desligamento obrigatório por maioridade. A importância desse debate reside no fato de que há poucos estudos voltados para essa temática, considerando os números de crianças/adolescentes que permanecem institucionalizadas/os por longo período, atingindo a adolescência e a maioridade nos abrigos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como instituição de análise a Casa de Meninos Atos de Amor, em Campo Grande/Mato Grosso do Sul, e utilizou como procedimento de coleta de dados a pesquisa documental do Plano Individual de Acolhimento (PIA) de um adolescente específico de dezessete anos, o qual está acolhido há sete anos. Como resultados, verificou-se falha do Estado na garantia dos direitos desses adolescentes institucionalizados por longo período. O adolescente supracitado apresentou fatores positivos diante do seu contexto, uma vez que a instituição vem atuando no sentido de minimizar os riscos no seu desenvolvimento biopsicossocial.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.