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2022_AlexandraTorresDeCarvalho_tcc.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | A ludicidade geradora de interação nas aulas de espanhol para crianças da educação infantil |
Autor(es): | Carvalho, Alexandra Torres de |
Orientador(es): | Alves, Janaína Soares de Oliveira |
Assunto: | Atividades lúdicas Educação de crianças Língua espanhola |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Nov-2022 |
Referência: | CARVALHO, Alexandra Torres de. A ludicidade geradora de interação nas aulas de espanhol para crianças da educação infantil. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar como atividades lúdicas podem promover a interação e o interesse na aula de espanhol como língua estrangeira para crianças (ELEC). Para isto, temos os seguintes objetivos específicos: i) explorar a importância do lúdico no processo de ensino- aprendizagem de espanhol; ii) observar a interação dos educandos em aulas lúdicas e não-lúdicas com os demais alunos; iii) apontar a necessidade de uma formação específica para professores de ELE tendo a ludicidade como elemento base no planejamento de aulas que trabalham com o público infantil. Trata-se de uma pesquisa-ação, posto que o objetivo é realizar uma pesquisa deliberada de ações em campo (KEMMIS; TAGGART,1988, apud ELIA; SAMPAIO, 2001, p. 248). À luz da literatura, nos fundamentamos em trabalhos de autores como Rinaldi, 2011; Cordeiro, 2009; Lopes, Leandro et al., 2017; Silvestre, 2012; Vygotsky, 2007; etc. Para a coleta dos dados, realizamos quatro gravações, em áudio, das aulas de língua espanhola ministradas a crianças em idade pré- escolar do Jardim II, de uma escola privada. Os dados mostram que os alunos demonstraram maior compreensão dos conteúdos e participaram de forma mais ativa nas aulas nas quais continham atividades lúdicas. Isto nos leva à percepção de que incluir a ludicidade na aula de ELEC pode ser produtivo e interessante, uma vez que os alunos se sentem mais incentivados e estimulados a participar da aula, além da aprendizagem ocorrer mediante o aprender brincando, como preconizado pela BNCC (2017). |
Resumén: | Este trabajo tiene como objetivo general demostrar cómo actividades lúdicas pueden promover la interacción y el interés en la clase de español como lengua extranjera para niños (ELEC). Para ello, tenemos los siguientes objetivos específicos: i) explorar la importancia del lúdico en el proceso de enseñanza-aprendizaje de español; ii) observar la interacción de los educandos en clases lúdicas y no lúdicas con los demás alumnos; iii) señalar la necesidad de una formación específica para profesores de ELE teniendo la ludicidad como elemento base en la planificación de clases que trabajan con el público infantil. Se trata de una investigación acción, puesto que el objetivo es realizar un estudio deliberado de acciones en campo (KEMMIS; TAGGART,1988, apud ELIA; SAMPAIO, 2001, p. 248). A la luz de la literatura, nos basamos en trabajos de autores como Rinaldi, 2011; Cordeiro, 2009; Lopes, Leandro et al., 2017; Silvestre, 2012; Vygotsky, 2007; etc. Para la recolección de datos, realizamos cuatro grabaciones, en audio, de las clases de lengua española impartidas a niños en edad preescolar del Jardín II, de una escuela privada. Los datos muestran que los alumnos demostraron mayor comprensión de los contenidos y participaron de forma más activa en las clases en las que contenían actividades lúdicas. Esto nos lleva a la percepción de que incluir la ludicidad en la clase de ELEC puede ser productivo e interesante, una vez que los alumnos se sienten más incentivados y estimulados a participar de la clase, además del aprendizaje ocurrir mediante el aprendizaje jugando, como preconizado por la BNCC (2017). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol |
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