Título: | A ludicidade geradora de interação nas aulas de espanhol para crianças da educação infantil |
Autor(es): | Carvalho, Alexandra Torres de |
Orientador(es): | Alves, Janaína Soares de Oliveira |
Assunto: | Atividades lúdicas Educação de crianças Língua espanhola |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Nov-2022 |
Referência: | CARVALHO, Alexandra Torres de. A ludicidade geradora de interação nas aulas de espanhol para crianças da educação infantil. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar como atividades
lúdicas podem promover a interação e o interesse na aula de espanhol como
língua estrangeira para crianças (ELEC). Para isto, temos os seguintes objetivos
específicos: i) explorar a importância do lúdico no processo de ensino-
aprendizagem de espanhol; ii) observar a interação dos educandos em aulas
lúdicas e não-lúdicas com os demais alunos; iii) apontar a necessidade de uma
formação específica para professores de ELE tendo a ludicidade como elemento
base no planejamento de aulas que trabalham com o público infantil. Trata-se de
uma pesquisa-ação, posto que o objetivo é realizar uma pesquisa deliberada de
ações em campo (KEMMIS; TAGGART,1988, apud ELIA; SAMPAIO, 2001, p.
248). À luz da literatura, nos fundamentamos em trabalhos de autores como
Rinaldi, 2011; Cordeiro, 2009; Lopes, Leandro et al., 2017; Silvestre, 2012;
Vygotsky, 2007; etc. Para a coleta dos dados, realizamos quatro gravações, em
áudio, das aulas de língua espanhola ministradas a crianças em idade pré-
escolar do Jardim II, de uma escola privada. Os dados mostram que os alunos
demonstraram maior compreensão dos conteúdos e participaram de forma mais
ativa nas aulas nas quais continham atividades lúdicas. Isto nos leva à percepção
de que incluir a ludicidade na aula de ELEC pode ser produtivo e interessante,
uma vez que os alunos se sentem mais incentivados e estimulados a participar
da aula, além da aprendizagem ocorrer mediante o aprender brincando, como
preconizado pela BNCC (2017). |
Resumén: | Este trabajo tiene como objetivo general demostrar cómo
actividades lúdicas pueden promover la interacción y el interés en la clase de
español como lengua extranjera para niños (ELEC). Para ello, tenemos los
siguientes objetivos específicos: i) explorar la importancia del lúdico en el
proceso de enseñanza-aprendizaje de español; ii) observar la interacción de los
educandos en clases lúdicas y no lúdicas con los demás alumnos; iii) señalar la
necesidad de una formación específica para profesores de ELE teniendo la
ludicidad como elemento base en la planificación de clases que trabajan con el
público infantil. Se trata de una investigación acción, puesto que el objetivo es
realizar un estudio deliberado de acciones en campo (KEMMIS;
TAGGART,1988, apud ELIA; SAMPAIO, 2001, p. 248). A la luz de la literatura,
nos basamos en trabajos de autores como Rinaldi, 2011; Cordeiro, 2009; Lopes,
Leandro et al., 2017; Silvestre, 2012; Vygotsky, 2007; etc. Para la recolección de
datos, realizamos cuatro grabaciones, en audio, de las clases de lengua
española impartidas a niños en edad preescolar del Jardín II, de una escuela
privada. Los datos muestran que los alumnos demostraron mayor comprensión
de los contenidos y participaron de forma más activa en las clases en las que
contenían actividades lúdicas. Esto nos lleva a la percepción de que incluir la
ludicidad en la clase de ELEC puede ser productivo e interesante, una vez que
los alumnos se sienten más incentivados y estimulados a participar de la clase,
además del aprendizaje ocurrir mediante el aprendizaje jugando, como
preconizado por la BNCC (2017). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.