Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SamaraSaratyTeixeira_tcc.pdf8,85 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa de-
dc.contributor.authorTeixeira, Samara Saráty-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Samara Saráty. Como acontece o processo de ensino e aprendizagem a partir da linguagem do desenho? 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractApresenta-se neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UNB), uma reflexão acerca do ensino do desenho para educação básica e a formação de professores nas universidades brasileiras, assim como seus benefícios para os processos cognitivos baseando-se na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Com base em desenhos de mapas afetivos, foram feitas análises que demonstram a importância da afetividade para a memória e aprendizagem. Observou-se como as lembranças escolares impactam e como o desenho auxilia na demonstração desses sentimentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenho - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.titleComo acontece o processo de ensino e aprendizagem a partir da linguagem do desenho?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T14:53:26Z-
dc.date.available2022-11-11T14:53:26Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32506-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Course Conclusion Paper of the Degree in Visual Arts at the University of Brasília (UNB) presents a reflection on the teaching of drawing for basic education and the training of teachers in Brazilian universities, as well as its benefits for cognitive processes based on Vygotsky's cultural-historical theory. Based on affective map designs, analyzes were carried out that demonstrate the importance of affectivity for memory and learning. It was observed how school memories impact us and how the drawing helps in the demonstration of these feelings.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.