Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Rosana Andréa Costa de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Samara Saráty | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Samara Saráty. Como acontece o processo de ensino e aprendizagem a partir da linguagem do desenho? 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta-se neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UNB), uma reflexão acerca do ensino do desenho para educação básica e a formação de professores nas universidades brasileiras, assim como seus benefícios para os processos cognitivos baseando-se na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Com base em desenhos de mapas afetivos, foram feitas análises que demonstram a importância da afetividade para a memória e aprendizagem. Observou-se como as lembranças escolares impactam e como o desenho auxilia na demonstração desses sentimentos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.title | Como acontece o processo de ensino e aprendizagem a partir da linguagem do desenho? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T14:53:26Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11T14:53:26Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32506 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Course Conclusion Paper of the Degree in Visual Arts at the University of Brasília (UNB) presents a reflection on the teaching of drawing for basic education and the training of teachers in Brazilian universities, as well as its benefits for cognitive processes based on Vygotsky's cultural-historical theory. Based on affective map designs, analyzes were carried out that demonstrate the importance of affectivity for memory and learning. It was observed how school memories impact us and how the drawing helps in the demonstration of these feelings. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|