Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlineCrivelari_tcc.pdf5,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Narrativas poético-visuais : atravessar o mundo, ocupar espaços, habitar paisagens e fazer arte
Autor(es): Crivelari, Aline
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Arte e educação
Poética
Processo criativo
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Nov-2022
Referência: CRIVELARI, Aline. Narrativas poético-visuais: atravessar o mundo, ocupar espaços, habitar paisagens e fazer arte. 2022. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho resulta de pesquisa qualitativa, de cunho teórico-prático, acerca da relação entre as Artes Visuais e experiências de atravessar o mundo, ocupar espaços e habitar paisagens. Nesse percurso investigativo, explorei possibilidades de vivenciar, refletir e fazer arte a partir de tais experiências, especialmente com a construção de narrativas poético-visuais. Busquei compreender como essas experiências, inclusive no plano do imaginário e da ficção, podem amparar a produção de trabalhos artísticos e o ensino e a aprendizagem em Artes Visuais. Investiguei literatura em diversos campos sobre o tema, bem como o trabalho de artistas que o envolvem. Além disso, refleti sobre a poética que venho desenvolvendo com base em experiências da espécie. Por fim, pesquisei programas educativos e mediações, ofertados por espaços culturais, que dialogassem com a temática desta pesquisa, a fim de pensá-los como instrumento auxiliar na arte-educação, para a elaboração de narrativas poético-visuais por parte de estudantes e outros públicos, em espaços escolares e culturais diversos. Como resultado da pesquisa, tem-se material que pode ser utilizado no ensino e na aprendizagem em Artes Visuais, com potencial multidisciplinar de atuação pedagógica, pois possibilita suscitar questões poéticas, ambientais, políticas e socioeconômicas, entre outras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.