Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BeatrizSimplicioDeAraujo_tcc.pdf384,35 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNóbrega, Christus Menezes da-
dc.contributor.authorAraújo, Beatriz Simplício de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Beatriz Simplício de. O ensino-aprendizagem da tatuagem por mulheres no contexto de Brasília-DF. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDiante do cenário da tatuagem enquanto estudo e os conteúdos abordados para a profissionalização e regularização do oficio, foram abordadas reflexões a partir de uma narrativa pessoal, fundamentada pelo método de pesquisa autoetnográfica, onde foi possível compreender a partir das memórias, quais os meios e quais as dificuldades criadas advindas da segregação sexista em alguns estúdios. Com o objetivo de compreender como são desenvolvidas as relações de ensino-aprendizagem da tatuagem pelo panorama da mulher, enquanto profissional autônoma, e quais são as perspectivas sobre o modelo de ensino virtual a partir de outras narrativas, através da análise de discurso das respostas e com um arcabouço teórico de autoras, nas quais abordam o viés do feminismo, como Simone Beauvoir (1970), bell hooks (2013; 2019), Guerda Lerner (2019), realizou-se uma análise sobre o preconceito contra as mulheres tatuadora, tanto na profissão quanto na sociedade no geral, já em relação ao processo de ensino-aprendizagem utilizou-se autores do viés pedagógico, como John Dewey (1978) e Paulo Freire (1996), que relacionam as experiências educativas em práticas reflexivas, visando alcançar a autonomia, por meio da reconstrução dos ensinamentos aprendidos para o desenvolvimento do aprendiz ao profissional qualificado. Como metodologia, foram realizadas pesquisas de campo a partir dos métodos mistos sendo eles: (1) Grupo focal – um grupo criado na plataforma do WhatsApp, com cinco tatuadoras profissionais de Brasília (DF), as tatuadoras: Ana Terra, Bruna Seabra, Leticia Helena, Keth Krueger e Nashari no dia 04 de abril de 2022. E (2) uma entrevista com a tatuadora Hosani Finotelli (Medusa).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTatuagempt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem da tatuagem por mulheres no contexto de Brasília-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T13:58:58Z-
dc.date.available2022-11-11T13:58:58Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32502-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.